O assistente social Ítalo é procurado por Edith, que pergunt...
O assistente social Ítalo é procurado por Edith, que pergunta como proceder para movimentar a conta bancária de sua tia Célia. Edith explica que é a única parente viva de sua tia, que é inteiramente dependente de seus cuidados. Ocorre que Célia está com 79 anos, e ultimamente vem apresentando lapsos de memória e confusão mental.
Apesar desse quadro, Célia se recusa a fornecer uma procuração para que Edith passe a movimentar seu dinheiro.
Ítalo deverá informar que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - todo idoso tem o direito de dispor de seus bens, proventos, pensões e benefícios, salvo nos casos de incapacidade judicialmente comprovada.
Tema Central: Esta questão aborda a proteção de direitos dos idosos, principalmente no que se refere à administração de seus bens e à capacidade civil. Esse é um tema relevante em concursos públicos na área de serviço social, pois envolve conhecimento sobre legislação e direitos humanos, especificamente a proteção ao idoso.
Resumo Teórico: O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) estabelece em seu Artigo 10 que os idosos têm o direito de dispor livremente de seus bens, salvo em casos de incapacidade judicialmente comprovada. Isso significa que, enquanto não houver uma decisão judicial que ateste a incapacidade, o idoso tem autonomia sobre suas finanças.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa A está correta porque reflete o que está disposto no Estatuto do Idoso. Edith, a sobrinha de Célia, deve buscar comprovação judicial da incapacidade de sua tia caso deseje gerir os bens dela, pois apenas essa medida pode restringir a autonomia de um idoso em relação aos seus bens.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - o idoso só se torna legalmente incapaz aos 80 anos, quando seus parentes poderão ter acesso e movimentar todos os seus bens: Esta alternativa está incorreta. A incapacidade não é determinada pela idade, mas sim por uma avaliação judicial específica.
C - o médico assistente do idoso deverá ser procurado para expedir laudo, que será levado ao banco para comprovar a incapacidade: Equivocada, pois a incapacidade civil deve ser comprovada judicialmente, não apenas através de um laudo médico.
D - somente por ocasião da morte do idoso seus bens, proventos e pensões se tornarão acessíveis aos seus parentes: Incorreta. Os bens podem ser acessados por terceiros através de um processo de interdição antes da morte.
E - um oficial de justiça da localidade de residência do idoso deverá ir à sua residência e atestar sua incapacidade legal para gerir seus próprios bens: Errada, pois o oficial de justiça não tem competência para atestar incapacidade legal, isso cabe ao poder judiciário.
Estratégia de Interpretação: Fique atento a termos como "judicialmente comprovada" e "incapacidade", pois indicam a necessidade de intervenção judicial. Questões assim geralmente testam o conhecimento da legislação específica, neste caso, o Estatuto do Idoso.
'Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com a Política Nacional do Idoso em seu art.10:
§ 1º É assegurado ao idoso o direito de dispor de seus bens, proventos, pensões e benefícios, salvo nos casos de incapacidade judicialmente comprovada.
§ 2º Nos casos de comprovada incapacidade do idoso para gerir seus bens, ser-lhe-á nomeado Curador especial em juízo.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo