A regionalização como forma de leitura geográfica do mundo t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q762018 Geografia
A regionalização como forma de leitura geográfica do mundo tem sido um instrumento pedagógico que ressalta as diferenças e as variações entre realidades socioespaciais.
As afirmativas a seguir apresentam regiões do mundo e os aspectos que lhe são próprios, à exceção de uma. Assinale‐a.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Ásia do Pacífico

Tema central: A questão aborda a regionalização do espaço mundial, ou seja, como diferentes áreas do planeta são agrupadas conforme características sociais, econômicas, culturais ou naturais. Conhecer as especificidades de cada região é essencial para entender a dinâmica mundial e interpretar corretamente questões em concursos.

Resumo teórico: Regionalização é uma ferramenta de análise empregada na Geografia, permitindo compreender como as regiões do mundo se diferenciam em aspectos como economia, política, cultura, população e recursos naturais. Cada recorte regional possui particularidades marcantes, refletidas em fenômenos como conflitos, integração econômica ou diversidade cultural (SANTOS, Milton. Por uma Outra Globalização, 2000).

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa C é incorreta quanto à caracterização proposta. Apesar de a Ásia do Pacífico realmente apresentar elevada densidade populacional (por exemplo, China, Japão e Coreia do Sul), intensos fluxos comerciais e integração ao capitalismo, a alternativa mistura características de diferentes países e deixa de fora aspectos problemáticos, como a presença de países com baixa integração ao sistema capitalista e realidades bastante distintas, como Mongólia e Coreia do Norte. Portanto, não retrata corretamente as especificidades da região, ao contrário das demais alternativas.

Análise das alternativas incorretas:

A – Oriente Médio: Correto. A região é marcada por conflitos territoriais, presença significativa de grupos islâmicos e riquezas em hidrocarbonetos (petróleo e gás natural), com grande impacto internacional.

B – Leste Europeu: Correto. O Leste Europeu sofreu mudanças de fronteiras e nacionalismos após o fim da URSS, com criação e adesão de países à CEI (Comunidade dos Estados Independentes).

D – Caribe: Correto. O Caribe se destaca pela diversidade cultural, turismo e existência de paraísos fiscais (como Ilhas Cayman).

E – Sul da África: Correto. Região rica em minerais e com a África do Sul sendo a economia mais desenvolvida do continente africano.

Estrategicamente: Ao interpretar o enunciado, note o comando "à exceção de uma", pedindo a incorreta. Leia cada alternativa com atenção, buscando elementos destoantes do conhecimento consolidado. Palavras como "todos", "sempre" ou generalizações exageradas são indícios de possíveis pegadinhas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Qual é o erro da letra C?

As maiores densidades populacionais do planeta se encontram lá.

Os fluxos comerciais com o exterior são gigantescos, alguns dos maiores exportadores mundiais estão lá.

O único país da Ásia do Pacífico que não se integra ao sistema capitalista mundial é a Coreia do Norte. Trata-se de uma exceção quase irrelevante frente a outros países que ocupam posições centrais nesse sistema, como Japão, Coreia do Sul, Taiwan, China.

anula já

Vejo que a questão torna-se certa ao analisar-mos Japão e China, tão somente; mas ao acrescentar-mos a Rússia, essas "elevadas densidades populacionais" torna-se forçada. (população atual: 144,3 milhões (2016) Banco Mundial)

Pessoal, questão no mínimo desatualizada.

Vejamos:

Sul da África: riquezas minerais, como o urânio e o diamante; a África do Sul, como potência regional emergente, é a economia mais desenvolvida do continente africano.

 

Depois de perder a liderança para a Nigéria em 2014, África do Sul cai para 3º lugar entre maiores economias do continente; moeda fraca é grande responsável. (16 maio 2016, 17h43)

 A África do Sul, que já foi a maior economia do continente africano, perdeu o segundo lugar para o Egito e agora está em terceiro.

A conclusão é de um post recente da consultoria KPMG com base em dados atualizados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em abril.

A liderança segue com a Nigéria, alçada ao posto há dois anos após uma revisão estatística revelar que seu PIB era quase duas vezes maior do que se imaginava.

https://exame.abril.com.br/economia/africa-do-sul-perde-posto-de-segunda-maior-economia-africana/

Acho que é letra C, pois além da Coreia do Norte, a China apresenta o socialismo chinês. Já que o capitalismo não é só um regime econômico, envolve relações políticas. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo