Regionalização e hierarquização, descentralização e comando ...
Regionalização e hierarquização, descentralização e comando único e participação popular integram:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - Os princípios organizativos do Sistema Único de Saúde.
Para compreender essa questão, é importante conhecer alguns conceitos fundamentais relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
O SUS é regido por três princípios organizativos principais: regionalização e hierarquização, descentralização e comando único, e participação popular. Estes princípios são essenciais para garantir que o sistema seja eficiente, acessível e democrático.
Regionalização e hierarquização referem-se à organização dos serviços de saúde de forma a garantir a cobertura completa e evitar a duplicação de serviços. Descentralização e comando único implicam na distribuição de responsabilidades entre os diferentes níveis de governo (federal, estadual e municipal) com um comando centralizado em cada esfera. Participação popular assegura que a sociedade civil tenha voz e influência nas decisões de saúde, através dos conselhos e conferências de saúde.
Esses princípios são definidos pela Lei nº 8.080/1990, que estabelece o SUS.
Justificativa da Alternativa Correta (C):
A alternativa C é a correta porque menciona os princípios organizativos do SUS, que são justamente regionalização e hierarquização, descentralização e comando único, e participação popular.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - As diretrizes do Sistema Único de Saúde. Esta alternativa está incorreta porque as diretrizes do SUS, de acordo com a Constituição Federal e a Lei nº 8.080/1990, abrangem a universalidade, a integralidade e a equidade, e não os princípios mencionados.
B - A gestão do Sistema Único de Saúde. Aqui, o foco está nas práticas de administração e direção dos serviços de saúde, enquanto a questão se refere aos princípios organizativos.
D - Os objetivos do Sistema Único de Saúde. Essa alternativa está errada porque os objetivos do SUS estão mais relacionados à promoção, proteção e recuperação da saúde, e não aos princípios organizativos citados no enunciado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo