Sobre o papel do estado como órgão regulador considere as se...
I – A investigação e a denúncia de atividades anticompetitivas ou o abuso do monopólio concedido é uma das principais funções dos órgãos reguladores.
II – Os órgãos reguladores têm como principal função impedir a formação de monopólios estimulando, em qualquer situação, a entrada de novos concorrentes.
III – Um dos principais objetivos da regulação é o bem-estar do consumidor.
Quais afirmações estão corretas?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (26)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - Apenas a I e a III.
Vamos entender o porquê:
Tema Central: A questão aborda o papel do Estado como órgão regulador, focando especialmente nas funções dos órgãos reguladores em relação à concorrência de mercado e ao bem-estar do consumidor.
Resumo Teórico: Os órgãos reguladores desempenham um papel crucial na economia ao garantir a concorrência leal, evitar práticas anticompetitivas e proteger o consumidor. Eles atuam em setores onde a concorrência é limitada ou há risco de abusos de poder econômico. Um exemplo clássico é a atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no Brasil, que investiga e combate práticas que prejudiquem a concorrência.
Análise das Afirmativas:
I – A investigação e a denúncia de atividades anticompetitivas ou o abuso do monopólio concedido é uma das principais funções dos órgãos reguladores.
Esta afirmativa está correta. Uma das principais funções dos órgãos reguladores, como o CADE, é justamente investigar práticas que possam prejudicar a concorrência e o mercado, como atividades anticompetitivas e abusos de monopólios.
II – Os órgãos reguladores têm como principal função impedir a formação de monopólios estimulando, em qualquer situação, a entrada de novos concorrentes.
Esta afirmativa está incorreta. Embora os órgãos reguladores trabalhem para impedir práticas anticompetitivas, a afirmação de que eles sempre estimulam a entrada de novos concorrentes "em qualquer situação" é exagerada e imprecisa. Em alguns casos, a regulação pode até limitar a entrada de concorrentes para assegurar padrões de qualidade ou segurança.
III – Um dos principais objetivos da regulação é o bem-estar do consumidor.
Esta afirmativa está correta. A regulação busca, entre outros objetivos, proteger o consumidor contra práticas abusivas e assegurar que ele receba produtos e serviços de qualidade a preços justos.
Análise das Alternativas:
- A - Todas: Incorreta, pois a afirmativa II está errada.
- B - Apenas a I e a II: Incorreta, pois a afirmativa II está errada.
- C - Apenas a I e a III: Correta, ambas as afirmativas são verdadeiras.
- D - Apenas a II e a III: Incorreta, pois a afirmativa II está errada.
- E - Nenhuma: Incorreta, pois as afirmativas I e III são corretas.
Uma dica para interpretação: ao analisar cada afirmativa, procure identificar palavras absolutas como "sempre", "qualquer", "nunca", que muitas vezes indicam um caráter generalista ou impreciso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
II - Errada.
Há situações em que é interessante a agência reguladora limitar a entrada de novos concorrentes em um dado mercado, de modo a permitir que sejam usufruídos os benefícios da economia de escala e se evite redundância de infraestrutura.
"A criação de barreiras à entrada e à saída de agentes no mercado, por meio de mecanismos de concessão, são fundamentais em determinadas circunstâncias a fim de garantir-se a eficiência produtiva, situação na qual a firma monopolista pode explorar as economias de escala e produzir ao menor custo possível (veja o conceito de “economia de escala” no box mais abaixo).
Os contratos também devem estipular prazos para a concessão da exploração dos monopólios e disciplinar a saída dos investidores, de modo a se evitarem prejuízos aos consumidores, no caso de uma desistência de operação por parte de uma firma monopolista."
Fonte: Notas de Aula - Economia da Regulação - Professor Giácomo Balbinotto Neto - UFRGS/PPGE
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) estimula a concorrência? Evidentemente não.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo