Leia o texto a seguir.Saint Hilaire (1819) fala em “grande d...
Leia o texto a seguir.
Saint Hilaire (1819) fala em “grande decadência” e “profunda apatia em que estão imersos” os habitantes de Goiás, Rodrigues Jardim (1835) julga as estradas da província como “sofríveis”, assim como descreveu Camargo Fleury (1837) “em péssimo estado”, Pohl (1817) refere-se aos “caminhos esburacados” e Castelnau (1843) ao “mau estado dos caminhos”.
Fonte: SANDES, Noé Freire; ARRAIS, Cristiano Alencar. História e memória em Goiás no século XIX: uma consciência da mágoa e da esperança. Varia História, Belo Horizonte, vol. 29, nº 51, set./dez. 2013, p. 849.
O excerto menciona expressões utilizadas pelos cronistas em referência a um contexto histórico em que a população de Goiás vivia
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: O decisivo era a combinação entre a temporalidade do excerto (1817-1843) e as expressões de decadência, apatia e mau estado das vias, que apontam para o cenário posterior ao declínio da mineração em Goiás.
- Em questões históricas, confira primeiro a temporalidade indicada por autores, datas ou contexto antes de comparar as alternativas.
- Quando o texto traz sinais de decadência, apatia e vias precárias, procure contextos de retração e isolamento, não de expansão ou integração.
- Elimine alternativas anacrônicas quando elas deslocam o fato para processos de outra conjuntura histórica.
- Use o sentido dominante do excerto como filtro: descrições negativas afastam respostas baseadas em superação, avanço ou modernização.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo