Observe com atenção a estruturação do texto a seguir. Câncer...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2345790 Português

Observe com atenção a estruturação do texto a seguir.



Câncer de pulmão e o fumo.



Desde o início dos anos 30, o câncer de pulmão ocupa um lugar cada dia mais importante entre as causas de mortes. Assim, estudos aprofundados mostraram, de forma incontestável, as relações entre esse tipo de câncer e o hábito de fumar.


Se é verdade, por um lado, que certas pessoas, não tendo jamais fumado, podem ser atingidas por esse mal, não é menos verdade que entre os fumantes inveterados a proporção de doentes é vinte vezes mais alta.


O câncer de pulmão é constatado mais frequentemente entre os habitantes das grandes cidades que entre os das zonas rurais. Mesmo nessas zonas, o aumento das taxas de mortes ocorre entre os fumantes, sabendo-se que estes são mais numerosos nas cidades que no campo.


Finalmente, as pesquisas relativas ao câncer de pulmão entre fumantes levaram ao estudo de outras causas de mortes. Percebeu-se, então, que entre elas, duas se destacavam: a bronquite e a trombose coronariana.


A conclusão é que, de fato, o homem que fuma 20 cigarros por dia, ou mais, vê sua esperança de vida diminuir de cinco anos. Se ele fuma 40 cigarros ou mais, a diferença pode atingir oito anos. 



Sobre os componentes semânticos ou estruturais desse pequeno texto, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito comentado – Questão de Interpretação e Estruturação Textual

Tema central: Interpretação de texto, com foco em estruturação de parágrafo em textos dissertativos e função dos conectores.

Em textos dissertativos, o primeiro parágrafo é fundamental porque apresenta tanto o tema central (assunto a ser tratado) quanto a direção do discurso – ou seja, antecipa o encadeamento das ideias que serão desenvolvidas nos parágrafos seguintes. Isso recebe o nome de tópico frasal e segue o que apontam Cunha e Cintra, segundo os quais “o parágrafo dissertativo deve apresentar uma ideia central, desenvolvida e concluída de forma coerente”.

A) Alternativa correta: O primeiro parágrafo não apenas apresenta o tema (“câncer de pulmão e o fumo”), mas já indica o que será dito sobre ele: a importância crescente dessa doença e o avanço dos estudos científicos associando-a ao tabagismo. Assim, cumpre o papel clássico de introdução: expõe o assunto e delineia o que será aprofundado. Fique atento a esse modelo – ele é muito cobrado em provas!

Análise das alternativas incorretas:

B) A introdução não mostra o desenvolvimento textual, apenas anuncia o tema e sua abordagem, sem tratar do detalhamento.

C) O segundo parágrafo começa com “Se é verdade, por um lado, que...”, apontando uma concessão e não uma negação contrária à tese. Esse tipo de construção, segundo Bechara, caracteriza um “contraponto”, não uma refutação direta.

D) O termo “Assim” é um conector conclusivo ou de consequência, não de antecipação da tese. O uso dessa palavra apenas indica que o que se segue decorre do apresentado, e não antecipa a conclusão final do texto.

Dica para concursos: Ao analisar textos dissertativos, atente-se à estrutura organizacional: introdução/tema, desenvolvimento e conclusão, e ao papel dos conectores, que podem trazer pistas fundamentais sobre o encadeamento lógico!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A

  • A) No primeiro parágrafo aparece não só o tema como, também, o que vai ser dito sobre ele.

  • O tema apresentado no 1º parágrafo é: "o câncer de pulmão ocupa um lugar cada dia mais importante entre as causas de mortes." - E o que será dito sobre esse tema é: "estudos aprofundados mostraram as relações entre esse tipo de câncer e o hábito de fumar."
  • Passagens que corroboram para a sustentação do tema apresentado pelo primeiro parágrafo:
  • Onde lemos no 2º parágrafo: "não é menos verdade que entre os fumantes inveterados a proporção de doentes é vinte vezes mais alta."
  • ↳ No 3º parágrafo, fazendo uma parafraseação, temos: "O câncer de pulmão é mais frequente entre habitantes das cidades grandes. Mas, ainda assim, existe um aumento nas taxas de mortes que ocorrem nos fumantes das zonas rurais".
  • ↳ No 4º parágrafo, parafraseando: "as pesquisas sobre o câncer de pulmão apontam para estudos de outras motivos de mortes, ou seja, percebeu-se que há outras mortes possivelmente relacionadas [...]".
  • ↳ No 5º parágrafo: "Portanto, a conclusão é que aos fumantes, aqueles que fumam 20 cigarros diários podem perder até 5 anos de vida, já os que fumam 40 ou mais cigarros, podem perder até 8 anos de vida - apontou o estudo". - (Lembrando que isso é uma parafraseação).

  • Deste modo, percebam que o primeiro parágrafo não só apresentou o tema - doenças e mortes provocadas pelo uso de cigarros - como também antecipou o assunto a ser discorrido.

  • B) A introdução mostra o tema a ser explorado como seu desenvolvimento textual. 
  • Assim como na letra A, a letra B nos afirma que a introdução (primeiro parágrafo) apresentará o temo a ser explorado - Correto. Porém, o erro da letra B é de afirmar que a introdução mostrará o desenvolvimento textual - isto é, como o texto discorrerá sobre o assunto, seja utilizando-se de fontes científicas, ou com o uso de discursos de autoridade, seja pela apresentação de causa e efeito, ou pelo uso de argumentação lógica (generalização ou exemplificação), etc. Portanto, notem que na introdução não há a apresentação de como se dará o desenvolvimento textual. Isso o leitor só terá acesso após ele mesmo ler o texto e visualizar os pontos abordados.

  • C) O segundo parágrafo começa pela negação de uma observação de caráter oposto à tese do texto. 
  • Percebam que na verdade, o segundo parágrafo trata especificamente de complementar o que foi exposto na introdução, ou seja, ele apresenta um dado que mostra que os fumantes ativos de longas datas tem 20 vezes mais chances de contrair o câncer de pulmão. Apesar de que os que nunca fumaram também tem chance. - Por isso, essa "adversidade" não é vista como uma negação de caráter oposto à tese, e sim uma complementação do que se foi exposto.

  • D) No primeiro parágrafo, o termo “Assim” mostra uma conclusão antecipada da tese textual. 
  • Apesar da conjunção "assim" possuir valor conclusivo, percebe-se que ela está trazendo uma explicação, poderia ser substituída por "porque" ou "Pois"...

Gabarito letra A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo