Tomé de Souza foi o primeiro governador do Brasil, ele veio ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3411269 História
Tomé de Souza foi o primeiro governador do Brasil, ele veio para a colônia com seus auxiliares e alguns jesuítas. Fundou a capital do Governo Geral, e esse sistema de governo foi mantido até 1808. Sobre a hierarquia do poder no Governo Geral do Brasil colônia, relacione a primeira coluna com a segunda. 

1- Ouvidor-mor 2- Provedor-mor 3- Capitão-mor 4- Alcaide-mor 


( ) Que cuidava da defesa. ( ) Responsável pelos negócios da fazenda. ( ) Chefe da milícia. ( ) Encarregado da justiça. 


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - 3,2,4,1.

1. Tema central da questão

A questão aborda a estrutura administrativa do Governo-Geral do Brasil Colônia, implantada no século XVI para melhorar o controle e a gestão da colônia portuguesa. Conhecer as funções dos principais cargos auxiliares do governador-geral é essencial para compreender como o poder era distribuído e delegado no período colonial.

2. Resumo teórico

O Governo-Geral foi criado em 1548. O governador-geral era o principal líder, mas contava com auxiliares, cada um responsável por uma área:

  • Capitão-mor: principal responsável pela defesa e pela chefia militar da colônia.
  • Provedor-mor: cuidava da administração financeira e dos bens da Coroa.
  • Alcaide-mor: chefe da milícia local, tendo funções policiais e de manutenção da ordem.
  • Ouvidor-mor: autoridade maior da justiça, responsável pelo julgamento das principais causas.

Essa estrutura é destacada em livros clássicos como “Formação do Brasil Contemporâneo” de Caio Prado Júnior.

3. Justificativa da alternativa B

A alternativa B (3,2,4,1) corresponde à seguinte associação:

  • (3) Capitão-mor – cuidava da defesa;
  • (2) Provedor-mor – responsável pela fazenda (administração financeira);
  • (4) Alcaide-mor – chefe da milícia;
  • (1) Ouvidor-mor – encarregado da justiça.

Cada termo está corretamente correlacionado com sua função, demonstrando domínio da organização colonial.

4. Por que as demais estão incorretas?

  • A - 2,3,4,1: Traz o provedor-mor cuidando da defesa, o que é errado.
  • C - 3,2,1,4: Coloca o ouvidor-mor como chefe da milícia, função do alcaide-mor.
  • D - 3,1,4,2: O provedor-mor não é o encarregado da justiça, e sim o ouvidor-mor.
  • E - 4,2,3,1: O alcaide-mor não cuidava da defesa geral, e sim da milícia local.

5. Estratégias para interpretação

Leia atentamente os cargos e associe os termos técnicos às suas funções. Palavras como “fazenda”, “justiça”, “milícia” e “defesa” sinalizam os setores de atuação dos nomes clássicos da administração da época. Cuidado com confusões entre “defesa” (geral) e “milícia” (local).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo