A forma como o poder é organizado em um território, influen...
Quando temos um sistema de governo em que o chefe de governo é o primeiro-ministro, temos um tipo de sistema de governo chamado de:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: O dado decisivo foi a indicação de primeiro-ministro como chefe de governo, o que corresponde ao parlamentarismo e define o gabarito B.
- Se a questão pedir o sistema de governo, identifique primeiro quem exerce a chefia de governo.
- Primeiro-ministro como chefe de governo remete, na classificação padrão, ao parlamentarismo.
- Separe sistema de governo de forma de organização político-territorial do Estado: federalismo e confederação não respondem ao mesmo tipo de pergunta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando temos um sistema de governo em que o chefe de governo é o primeiro-ministro, temos um tipo de sistema de governo chamado de:
gabarito b parlamentarismo
Atenção ae galera
GAB: B
A) Presidencialismo
É uma forma de governo em que o Presidente da República acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo, sendo eleito pelo povo por tempo determinado.
B) Parlamentarismo
É uma forma de governo em que o chefe de Governo é o primeiro-ministro, escolhido pelo Parlamento, enquanto o chefe de Estado possui funções mais simbólicas.
C) Federalismo
É uma forma de Estado caracterizada pela divisão do poder político entre entes autônomos, como União, Estados, Distrito Federal e Municípios, cada um com competências próprias.
D) Confederação
É uma forma de associação entre Estados soberanos, baseada em acordo ou tratado, em que cada Estado mantém sua soberania e pode se desligar da união.
E) Semipresidencialismo
É uma forma de governo que combina características do presidencialismo e do parlamentarismo, com a coexistência de um presidente e de um primeiro-ministro, dividindo funções de governo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo