O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre geografia política em geografia

Foram encontradas 391 questões

Q1818677 Geografia
No dia 31 de janeiro de 2020, às onze da noite, horário de Londres – em cujo subúrbio de Greenwich ainda passa o meridiano que determina os fusos no resto do mundo –, a contagem regressiva projetada sobre o número 10 em Downing Street chegou a zero. O Reino Unido está oficialmente fora da União Europeia (UE) – 47 anos depois de ter entrado oficialmente no bloco, 3 anos e 7 meses depois do plebiscito em que decidiu sair. A aprovação do acordo de saída nos parlamentos britânico e europeu sacramentou o divórcio e enterrou as esperanças daqueles que ainda acreditavam em um novo plebiscito para mudar o resultado de 2016. A rejeição desse mesmo acordo nos Parlamentos da Escócia e Irlanda do Norte não teve o poder de fazer a contagem regressiva parar. Então, no instante em que o premiê Boris Johnson fez seu pronunciamento à nação na TV, o Brexit se tornou realidade.
(Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/post/ 2020/01/31/o-reino-unido-depois-do-brexit.ghtml. Acesso em: 31/01/2020. Adaptado.)
Em relação ao Reino Unido, analise as afirmativas a seguir.
I. O Reino Unido tem como Chefe de Estado a rainha Elizabeth II (desde 1952). II. O país é fortemente industrializado, sendo exportador de máquinas industriais, computadores e automóveis. O Reino Unido integra o Grupo dos Sete Grandes (G-7) — os sete países mais ricos do mundo. III. É um dos países mais densamente povoados do mundo. Nos séculos XVII e XVIII, a população britânica experimentou um crescimento contínuo, por se atenuarem as epidemias, por se manter alta a taxa de natalidade da sociedade tradicional e, ainda, por cair a taxa de mortalidade após a adoção de modernas técnicas de higiene.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1811909 Geografia
A Índia é um pais que conta com a segunda maior população no mundo, constituindo uma das mais promissoras economias emergentes, atraindo muitas organizações empresariais pelo enorme mercado consumidor e o elevado número de mão de obra com baixo custo. Assinale a alternativa correta contendo o nome da cidade que é sua capital:
Alternativas
Q1801474 Geografia
Leia o fragmento do texto e a letra da música abaixo e responda:

TEXTO 01:
“A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção.”
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.

TEXTO 02

Cidadão
Tá vendo aquele edifício, moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
“Tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?"
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer.
ZÉ RAMALHO. 20 Super Sucessos, Rio de Janeiro: Sony Music, 1999. (fragmento). 
Considerando a citação do livro A ideologia alemã e o trecho da música de zé Ramalho, sobre a teoria marxista para a interpretação da sociedade, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1799384 Geografia
Diante da pandemia que assolou várias partes do mundo, as relações internacionais se tornaram cada vez mais estreitas e os esforços em busca de soluções para amenizar o sofrimento e evitar a morte de milhões de pessoas foram norteados por uma agência especializada em saúde pública, subordinada à ONU. Estamos falando da:
Alternativas
Q1790552 Geografia
(...) É a maior fonte global de assistência para o desenvolvimento, proporcionando cerca de US$ 60 bilhões anuais em empréstimos e doações aos 187 países-membros.
Atua como uma cooperativa de países, que disponibiliza seus recursos financeiros, o seu pessoal altamente treinado e a sua ampla base de conhecimentos para apoiar os esforços das nações em desenvolvimento para atingir um crescimento duradouro, sustentável e equitativo. O objetivo principal é a redução da pobreza e das desigualdades. 
Disponível em:
https://nacoesunidas.org/agencia/bancomundial/
(Modificado)
As últimas décadas do século XX apresentaram mudanças significativas na ordem econômica, representadas pelo dinamismo do grande capital financeiro-especulativo em escala mundial. A alternativa que explicita o organismo supranacional descrito no fragmento é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: E
5: D