A Cromatografia em Camada Delgada (CCD) é uma técnica croma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1856661 Farmácia

A Cromatografia em Camada Delgada (CCD) é uma técnica cromatográfica de separação, amplamente usada na toxicologia forense para análises de triagem. A possibilidade de alterar a polaridade da fase móvel torna a técnica versátil na separação de analitos de classes químicas diferentes, além de permitir o uso de reveladores seletivos e universais. O cromatograma a seguir é referente a uma análise de triagem, feita com CCD, em amostras extraídas de fígado humano, suspeitas de conter cocaína.

Imagem associada para resolução da questão


A respeito da análise, analise as afirmativas a seguir:


I. Comparando com o Fator de Retenção (Rf) do padrão utilizado, é possível que contenha cocaína na amostra 3. Um novo teste com outra técnica deve ser efetuado para confirmação.

II. Caso fosse confirmada a ocorrência de erro do analista durante o preparo da amostra 2 por extração líquido-líquido, é possível inferir que componentes da matriz tenham causado interferência na corrida cromatográfica. Assim, não se pode afirmar com certeza a ausência de cocaína na amostra 2.

III. O Fator de Retenção (Rf) da amostra 1, comparado com o do padrão de cocaína, é prova inequívoca da presença dessa substância.

IV. É possível que a amostra 1 contenha também uma substância adulterante da cocaína, como a cafeína, por exemplo.


Assinale 

Alternativas