Leia o texto a seguir. “A consciência histórica se torna um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3507842 História
Leia o texto a seguir.
“A consciência histórica se torna um objeto da didática da história, que o ensino e a aprendizagem da história não perdem de vista, mas sim aguça o olhar didático: a consciência histórica significa, nesta perspectiva, em última análise, a aprendizagem histórica no nível fundamental e básico do trabalho de memória necessário para a vida prática.”
RÜSEN, Jörn. Aprendizagem Histórica. Fundamentos e Paradigmas. Curitiba: W.A. Editores, 2012.

A proposta de Jörn Rüsen de uma didática da história centrada na consciência histórica implica que a aprendizagem histórica
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - ofereça orientação para a vida prática, elaborando sentido para a experiência temporal.

1. Tema central da questão

A questão aborda o conceito de consciência histórica segundo Jörn Rüsen, um dos principais teóricos da didática da história. Ele destaca que ensinar história vai além de memorizar datas e fatos: trata-se de ajudar o estudante a interpretar o passado, compreender o presente e se orientar para o futuro, usando a história como ferramenta para a vida prática.

2. Resumo teórico

Segundo Rüsen (2012), a consciência histórica é a capacidade de dar sentido à experiência humana no tempo, conectando passado, presente e futuro. Isso significa aprender a usar o conhecimento histórico para agir no cotidiano, tomar decisões e entender as mudanças sociais. O ensino de história, portanto, busca formar indivíduos críticos e capazes de refletir sobre suas próprias experiências.

3. Justificativa da alternativa correta (C)

A alternativa C é a correta pois, conforme defendido por Rüsen, a consciência histórica se manifesta quando o conhecimento do passado é utilizado como orientação para a vida prática. Isso significa que o ensino de história deve ajudar o aluno a atribuir sentido ao tempo vivido, possibilitando interpretar situações atuais e planejar o futuro com base em experiências históricas.

4. Análise das alternativas incorretas

A – Está errada porque centrar a aprendizagem apenas na cronologia e na linearidade do tempo é uma abordagem ultrapassada, limitada à memorização de datas, sem estimular o pensamento crítico sobre o significado dos acontecimentos.

B – Incorreta pois enfatizar valores cívicos e enaltecimento nacional não corresponde ao conceito de consciência histórica, já que reduz o ensino a uma visão acrítica e nacionalista, sem promover reflexão sobre diferentes perspectivas.

D – Errada ao afirmar que a aprendizagem deve se restringir ao presente (presentismo). A ideia de consciência histórica exige justamente o diálogo entre passado, presente e futuro, e não a limitação a um único tempo.

5. Estratégias para interpretação

Ao ler questões sobre didática da história, busque termos como “sentido”, “orientação”, “experiência temporal” e desconfie de opções que indiquem apenas memorização, nacionalismo ou foco exclusivo no presente. Palavras que sugerem reflexão, prática e compreensão integrada do tempo geralmente apontam para a abordagem correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo