O terapeuta ocupacional, visando à proteção articular de pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: AOCP Órgão: FUNPAPA Prova: AOCP - 2018 - FUNPAPA - Terapeuta ocupacional |
Q1101576 Terapia Ocupacional
O terapeuta ocupacional, visando à proteção articular de pacientes acometidos por artrite reumatoide, para a abertura de potes e tampas, deve orientar corretamente tais pacientes a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A – utilizar a palma da mão.

1. Tema central e sua relevância:

A questão aborda proteção articular em pacientes com artrite reumatoide, um dos pilares do trabalho da Terapia Ocupacional em Reumatologia. O objetivo é ensinar ao paciente estratégias que minimizem o estresse nas articulações na realização de atividades da vida diária, prevenindo deformidades e controlando a dor.

2. Resumo teórico:

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente as articulações das mãos, levando à dor, rigidez e tendência à deformidade. O princípio da proteção articular recomenda evitar movimentos e preensões que sobrecarreguem articulações vulneráveis, como as dos dedos.

Nas atividades como abrir potes e tampas, utilizar toda a palma da mão permite distribuir a força de forma mais homogênea, protegendo as articulações pequenas e evitando movimentos de pinça que podem acelerar deformidades típicas da doença.

Fontes: Associação Brasileira de Reumatologia (Diretrizes de atuação do terapeuta ocupacional em Reumatologia); American Occupational Therapy Association (AOTA) – Guidelines for Arthritis Management.

3. Justificativa da alternativa correta (A):

Orientar o paciente a usar a palma da mão para abrir potes é correto porque:

  • Evita a sobrecarga das articulações interfalângicas (das polpas dos dedos).
  • Permite que a força seja espalhada por uma área maior, reduzindo o risco de dor e lesão.
  • Favorece a ergonomia e a funcionalidade das mãos comprometidas.

Essa orientação está alinhada com os princípios da terapia ocupacional, que preconiza adaptar as atividades às limitações do paciente para manter a independência funcional e prevenir agravamentos.

4. Análise das alternativas incorretas:

  • B – Utilizar pinça polpa-polpa: Não é recomendado em artrite reumatoide, pois esse movimento concentra a força nas articulações dos dedos, comuns locais de dor e deformidade.
  • C – Utilizar prono-supinação: Refere-se ao movimento de rotação do antebraço, útil para abrir tampas, mas não substitui a importância de como a força é aplicada pelas mãos. O movimento sem a proteção articular adequada pode ser prejudicial.
  • D – Utilizar pinça três pontos: Assim como a pinça polpa-polpa, concentra a força nos dedos e pode agravar o quadro articular do paciente.
  • E – Utilizar abdução do polegar: Embora importante para algumas pegas, a abdução isolada não distribui a força, podendo sobrecarregar o polegar e as articulações metacarpofalângicas, locais frequentemente afetados pela doença.

5. Estratégias de interpretação:

Atente-se ao comando principal: proteção articular. Desconfie de opções que envolvam força concentrada em poucos dedos ou movimentos finos, pois eles geralmente não são indicados para quem tem artrite reumatoide.

Outra dica é buscar sempre a alternativa que favoreça a distribuição da força e que minimize riscos articulares.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O paciente deve colocar força na palma da mão, assim, o gasto energético será menor e evita o aumento das deformidades dos quirodáctilos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo