A avaliação da flutuação da pressão intraocular pode ser re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3367283 Medicina
A avaliação da flutuação da pressão intraocular pode ser realizada pela curva tensional diária. Porém, por ser um método que exige uma disponibilidade de horário muito grande para o paciente, um exame que tem sido utilizado por muitos oftalmologistas para essa finalidade, ainda que não seja aceito por todos os especialistas, é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda métodos de avaliação da flutuação da pressão intraocular (PIO), relevante para diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.

Justificativa da alternativa correta (B): O teste de sobrecarga hídrica é empregado em alguns serviços de oftalmologia como maneira indireta de se avaliar a propensão do paciente a apresentar elevações transitórias da PIO, simulando variações que poderiam ser captadas na curva tensional diária (CTD). No teste, o paciente ingere rapidamente 1 litro de água, e a PIO é medida em intervalos curtos (por exemplo, a cada 15 minutos, até 45-60 minutos). Um aumento significativo da PIO sugere menor capacidade de drenagem do humor aquoso, característica importante nos portadores de glaucoma.

Apesar de não substituir a CTD — considerada o padrão-ouro —, o teste de sobrecarga hídrica é uma alternativa prática quando há limitação de tempo ou recursos, embora seja não recomendado universalmente e não conste nos Protocolos Oficiais como o PCDT do Glaucoma do Ministério da Saúde.

Análise das alternativas incorretas:

A) Paquimetria corneana: Mede a espessura da córnea e não avalia a flutuação da PIO. Seu papel é ajustar valores tonométricos pela influência da espessura corneana (Goldmann).

C) Pressão de perfusão ocular: Refere-se à diferença entre pressão arterial média e PIO. É um parâmetro de risco vascular, não um exame dinâmico de variação da PIO.

D) Tonometria de contorno dinâmico (Pascal): Avalia a PIO com menor influência da espessura corneana, mas não analisa flutuação; apenas fornece medida pontual precisa (recomendado, por exemplo, para córneas alteradas).

E) Ocular Response Analyzer (ORA): Mede propriedades biomecânicas da córnea e fornece valor compensado da PIO. Não avalia a flutuação ao longo do dia.

Dicas e interpretação: Atenção ao termo-chave “flutuação” da PIO e método prático, mas não aceito por todos — elementos que direcionam à alternativa B.

Fontes e evidências: O PCDT do Glaucoma do MS (2020) reconhece a importância de medir a variação da PIO, mas limita o padrão recomendável à CTD, ressaltando que métodos como a sobrecarga hídrica não substituem a avaliação em horários diversos (“…a curva tensional diária é o padrão para verificar variações significativas da PIO”, p.14-15).

Resumo: O teste de sobrecarga hídrica é o método alternativo aceito por alguns especialistas para avaliar variações agudas da PIO quando a CTD é inviável.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo