🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

No trecho extraído do texto "Relação conturbada", o narrado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4112345 Português

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.



Relação conturbada



Embarco com muitas dúvidas. Não sei direito quem são essas pessoas que vou ver; sei seus nomes, de onde as conheço, e tenho uma imagem vaga de alguns deles, mas não sei como são nem como vou chegar até eles. Tudo que sei é que tenho oito horas e uma cadeira para pensar sobre isso.


Por oito horas o mundo se torna aquela poltrona. Você tenta se distrair, mas, no fim, é ela quem rouba sua atenção. Mesmo sentado, quase sem se mover, o corpo definha: a postura trava, o pescoço endurece, a espinha se desconcerta, os músculos enrijecem. De tempos em tempos você tenta esticar as pernas, preso num minúsculo cativeiro. Quem diria que ficar sentado cansa?


Desde que comecei a faculdade, tenho me habituado à fadiga da viagem, o estar aqui, ser de lá, pertencer a lugar algum. Três horas de ônibus já bastam para vilanizar a cadeira: vibração constante, nervos amortecidos, a memória chacoalhada. Perguntas se sentam e empedram: Devia voltar mais vezes? Devia ligar? Devia mudar?


Desta vez o ônibus é diferente; a viagem, mais longa; a cadeira, mais abusada. Estou indo para uma terra desconhecida ver gente que não vejo há uns seis, sete anos. Por pouco não falamos mais a mesma língua, mas ainda assim é família. Alguns caminhos são mais tortuosos que outros — e umas cadeiras, mais macias que outras. Mas não essa. Oito horas depois, me sinto carne moída. Não aguento mais ficar sentado.


Texto Adaptado



SALMAR, Ian. Relação conturbada. In: Portal de Livros Abertos da USP. São Paulo: Universidade de São Paulo, [s.d.]. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1 512/1378/5380 . Acesso em: 16 nov. 2025. 

No trecho extraído do texto "Relação conturbada", o narrador afirma:



"Desde que comecei a faculdade, tenho me habituado à fadiga da viagem, o estar aqui, ser de lá, pertencer a lugar algum."



Considerando as regras normativas da Língua Portuguesa, analise o uso do acento indicativo de crase em "à fadiga da viagem" é correto afirmar que: 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: No trecho “tenho me habituado à fadiga da viagem”, a forma pronominal “habituar-se” rege a preposição “a”; por isso, o acento grave em “à” se justifica pela fusão com o artigo feminino que antecede “fadiga”.

Tema central: Crase por regência verbal
Análise das alternativas
A
Errada
A alternativa erra ao negar a preposição exigida pelo verbo no trecho. A forma usada é pronominal: “tenho me habituado”, isto é, “habituado a”. Portanto, não se trata, aqui, de construção sem preposição. Como a regência verbal exige “a”, a crase não é indevida.
B
Errada
A alternativa apresenta uma regra absoluta falsa. A presença de substantivo feminino com artigo definido não basta, por si só, para haver crase. É indispensável que o termo anterior exija também a preposição “a”. No trecho, a crase ocorre não por “fadiga” ser feminina apenas, mas pela fusão entre a preposição pedida por “habituar-se” e o artigo feminino.
C
Errada
A alternativa reconhece implicitamente o artigo em “a fadiga”, mas erra ao afirmar que o contexto não exige preposição. Exige, sim: essa preposição decorre da regência de “habituar-se”. Assim, há os dois elementos necessários para a crase: preposição “a” + artigo “a”.
D
Certa
A alternativa D está correta porque identifica a regência exigida por “habituar-se” no trecho. Como o verbo pede complemento introduzido por preposição “a” e o nome feminino vem determinado por artigo “a”, ocorre a contração necessária, resultando em “à”.
Pegadinha da questão
A banca explora a confusão entre identificar crase apenas porque o substantivo é feminino e identificar corretamente a regência do verbo pronominal “habituar-se”, que é o que realmente autoriza o acento grave no trecho.
Dica para questões semelhantes
  • Antes de decidir pela crase, verifique se o termo anterior exige preposição “a”.
  • Não trate palavra feminina como condição suficiente para crase; é preciso haver também artigo “a”.
  • Se o verbo estiver em forma pronominal, confirme sua regência na construção efetivamente usada no trecho.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo