A compreensão da situação educacional do Brasil ocorre por ...
( ) Aos gestores de escolas cabe zelar pelo cumprimento dos prazos e normas estabelecidas, bem como responsabilizar-se solidariamente pela veracidade dos dados declarados nos seus respectivos sistemas de ensino.
( ) Ao secretário escolar cabe inserir os dados, organizar e enviar para publicação os resultados; além de avaliar e acompanhar todas as etapas do processo censitário, a fim de garantir o alcance de seus objetivos e o aperfeiçoamento constante.
( ) Aos gestores dos sistemas estaduais e municipais de educação, cabe treinar os agentes que coordenarão o processo censitário nas respectivas escolas vinculadas; acompanhar e controlar toda a execução do processo censitário no seu território.
( ) Ao Inep cabe definir e disponibilizar para os demais atores o cronograma anual de atividades, os instrumentos e os meios necessários à execução do Censo, e estabelecer mecanismos de controle de qualidade da informação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: A decisão dependia de confrontar as atribuições de cada agente no Censo Escolar com o que foi afirmado nas assertivas. Como a 1ª e a 2ª trocam responsabilidades dos gestores dos sistemas de ensino e do Inep por funções do gestor escolar e do secretário escolar, a sequência correta resulta em F, F, V, V.
- Em questões sobre Censo Escolar, confira se a atribuição é da escola, do sistema de ensino ou do Inep antes de aceitar a assertiva.
- Funções como organizar/publicar resultados, acompanhar todas as etapas do processo e definir cronograma pertencem ao Inep, não ao secretário escolar.
- Responsabilização solidária pela veracidade dos dados e controle da execução no território devem ser vinculados aos gestores dos sistemas estaduais e municipais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
não anularam essa questão ?
Muito estranho o responsável pelo ensino municipal ou estadual treinar o responsável por avaliar suas unidades, inclusive acompanhar e controlar todo o processo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo