Sabe-se que no tratamento da asma brônquica, são us...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q438962 Medicina
Sabe-se que no tratamento da asma brônquica, são usados corticoides inalatórios. Em relação ao uso dessas drogas podemos afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda o papel dos corticoides inalatórios (CIs) no tratamento da asma brônquica. É fundamental reconhecer que a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e seu principal objetivo terapêutico é o controle da inflamação.

Justificativa da alternativa correta (B): Corticoides inalatórios são considerados os medicamentos controladores mais eficazes no tratamento da asma persistente, independentemente da gravidade. Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Asma do Ministério da Saúde, 2021: “Os CIs são os mais eficazes anti-inflamatórios para tratar asma crônica sintomática em adultos e crianças… mostraram sua superioridade na melhora da função pulmonar e da qualidade de vida, redução de sintomas diurnos e noturnos e necessidade de broncodilatadores de alívio.” (p. 17). Essa orientação é igualmente respaldada pela GINA (Global Initiative for Asthma), UpToDate e Harrison’s.

Análise das alternativas incorretas:

A) Menciona apenas o “tratamento a curto prazo” com CI, o que não é recomendado. Os CIs são para uso contínuo, tendo efeito progressivo (dias/semanas) no controle da asma. Tratamentos de curta duração não são eficazes para melhorar o controle ou reduzir exacerbações.

C) Afirma que “não tem bons resultados”. Errado! Evidências clínicas mostram que os CIs melhoram função pulmonar, reduzem sintomas e o risco de exacerbações, sendo remédio de escolha.

D) Diz que CIs são “contraindicados”, o que é incorreto. O PCDT Asma coloca os CIs como primeira linha na asma persistente. Agonistas β-2 de longa duração são usados somente em associação com CIs quando necessário.

E) Sugere que CIs “agravam taquicardia” e “sempre são contraindicados”. Isso é um erro conceitual. O risco de taquicardia está mais relacionado ao uso excessivo de agonistas β-2, não aos CIs.

Estratégia de prova: Fique atento a termos absolutos como “sempre”, “nunca” ou “contraindicado”; frequentemente indicam alternativas incorretas. Na asma persistente de qualquer gravidade, pense sempre em corticoide inalatório como tratamento básico de manutenção.

Resumo: O controle efetivo da asma e a redução de suas exacerbações passa prioritariamente pelo uso regular e contínuo de corticoides inalatórios.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo