Considerando-se o emprego dos porquês, assinalar a alternati...
Considerando-se o emprego dos porquês, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Carlos disse que não sabia o __________ do atraso de sua mãe à consulta médica.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Uso dos porquês – aspecto de morfologia e sintaxe fundamental para provas de Língua Portuguesa em concursos, especialmente para cargos administrativos, onde a precisão do vocabulário é essencial.
No português, existem quatro formas de “porquê”: por que, por quê, porque e porquê, cada uma utilizada em determinada situação, segundo a norma culta:
1. “Por que” (separado, sem acento): usado em perguntas (diretas/indiretas), significando “por qual razão”.
Exemplo: “Gostaria de saber por que você não foi.”
2. “Por quê” (separado, com acento): usado quando antes de pontuação ao final da frase interrogativa.
Exemplo: “Você não foi, por quê?”
3. “Porque” (junto, sem acento): conjunção causal/explicativa, substituível por “pois”.
Exemplo: “Faltou porque estava doente.”
4. “Porquê” (junto, com acento): substantivo masculino, significa “motivo” ou “razão”. Deve ser antecedido de artigo ou outro determinante.
Exemplo: “Desconhecemos o porquê da decisão.”
Justificativa da alternativa correta (C – porquê):
No trecho da questão (“Carlos disse que não sabia o __________ do atraso de sua mãe à consulta médica”), a lacuna exige um substantivo que indique “motivo” do atraso. O termo adequado é porquê, com artigo “o” antes, caracterizando-o como um substantivo, conforme afirma Cunha & Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo: “Porquê, acentuado, é sempre substantivo.”
Análise das alternativas incorretas:
- A) por que: É expressão interrogativa, não substantivo. Incorreto.
- B) porque: É conjunção causal, não há relação com substantivo. Incorreto.
- D) por quê: Só se usa ao final de perguntas, seguido de pontuação forte. Incorreto.
Estrategicamente, atenção ao artigo “o” antes da lacuna indica obrigatoriamente o uso do substantivo “porquê”. Esta é uma pegadinha comum!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Porquê:
junto e com acento, é usado quando se pretende indicar um motivo, razão ou causa. Aparece precedido de artigo ou junto de um pronome ou numeral. Pode ser substituído por o motivo, a causa, entre outros.
Porque:
O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.
Por que:
Já por que, separado e sem acento, é utilizado no início de uma pergunta ou para relacionar com um termo anterior. Como pergunta, é substituído por por qual motivo, por qual razão etc. Já como um termo relativo, pode ser trocado por pelo qual, por qual, entre outros.
Resposta C
O artigo diz tudo: porquê substantivo. Atente-se a isso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo