Considerando-se alguns minerais, suas deficiências e suas t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2303677 Nutrição
Considerando-se alguns minerais, suas deficiências e suas toxicidades, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Magnésio. (2) Zinco. (3) Selênio.

( ) Algumas situações podem levar à sua deficiência: quadros de infecção, inflamação, doença aguda, pós-operatório, doença renal, queimaduras, insuficiência pancreática, cirrose alcoólica, psoríase e em decorrência de perdas aumentadas (síndromes de má absorção, com quadros de diarreia, presença de fístulas, feridas operatórias e úlceras por pressão). Seu excesso provoca náuseas, vômitos, dores abdominais, gosto metálico, cefaleia, deficiência de cobre e anemia.
( ) Sua deficiência resulta em fibrilação ventricular, sensibilidade muscular, mialgia e aumento da agregação plaquetária. Suas causas são cirrose hepática e alguns tipos de câncer, como pancreático, gástrico e colônico. Sua toxicidade pode provocar vômitos, fadiga muscular, unhas fracas, queda de cabelo, dermatite, alteração no esmalte dos dentes, e a consequência mais grave é o edema de pulmão.
( ) Sua deficiência pode ocorrer por falta de ingestão (desnutrição proteico-calórica), por má absorção (síndrome do intestino curto, by-pass intestinal) ou por excessivas perdas gastrintestinais (fístulas). Seu excesso se torna tóxico ao corpo, e pode ocorrer na insuficiência renal, associada à alta ingestão oral, e muitas vezes por uso de antiácidos.
Alternativas