De acordo com as normas que regem os registros funcionais n...
De acordo com as normas que regem os registros funcionais no serviço público, analise os atos relacionados ao provimento e à vacância de cargos públicos:
I.A nomeação deve ser formalmente registrada no assentamento funcional do servidor.
II.A exoneração e a demissão são formas distintas de vacância e exigem registro formal.
III.A readaptação, por ser forma de provimento, não precisa ser registrada.
É correto o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B) I e II, apenas.
Interpretação e legislação aplicável:
A questão aborda os atos de provimento e vacância de cargos públicos e a necessidade de registro formal. O tema está baseado na Lei nº 8.112/1990, especialmente nos artigos 24 (readaptação) e 33 (vacância), além de doutrina e jurisprudência do STF.
Explicação e conceitos essenciais:
No serviço público, todo ato que modifica a relação funcional do servidor (provimento, vacância, movimentações) deve ser devidamente registrado no assentamento funcional. Esses registros asseguram controle e transparência na vida funcional.
Por exemplo: quando um servidor é nomeado, exonerado ou demitido, esses atos são lançados em sua ficha funcional.
Análise dos itens:
I – Correto. A nomeação é forma de provimento de cargo público e conforme a doutrina (Sebastião Baptista Affonso) e jurisprudência (STF, RE 378041/MG), deve ser formalmente lançada no assentamento funcional.
II – Correto. Exoneração e demissão são formas distintas de vacância (Lei n° 8.112/1990, art. 33, I e II). Ambas exigem registro formal, pois alteram o vínculo do servidor com a Administração.
III – Incorreto. Apesar de a readaptação ser forma de provimento (Lei n° 8.112/1990, art. 24), o ato precisa, sim, de registro formal. Afirmar que não precisa é erro comum (pegadinha).
Por que as alternativas incorretas estão erradas?
- A) Cita só o II, mas omite I, que está correto.
- C) Inclui o III, que está errado: readaptação precisa ser registrada.
- D) Indica apenas o I, mas tanto I quanto II estão corretos.
Dica de leitura: Sempre que a questão mencionar mudança do vínculo do servidor, pense em registro funcional formal.
Resumo prático: Se o ato interfere no histórico funcional (nomeação, exoneração, demissão, readaptação), exige registro!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
EXONERAÇÃO -> servidor em ESTÁGIO PROBATÓRIO
DEMISSÃO -> servidor EFETIVO
READAPTAÇÃO = limitação mental ou física
REVERSÃO = aposentado
RECONDUÇÃO = servidor estável não passou em outro estágio probatório
REITEGRAÇÃO = demitido + rei
APROVEITAMENTO = servidor disponível
READAPTAÇÃO E REVERSÃO -> Junta médica oficial
REINTEGRAÇÃO -> injustiçado
Exoneração
Natureza: Ato administrativo não punitivo.
Motivos comuns:
1. A pedido do servidor, quando ele quer deixar o cargo.
2. De ofício, quando o servidor não cumpre requisitos legais para permanecer no cargo, como:
não tomar posse no prazo legal;
não ser aprovado no estágio probatório (quando aplicável).
Consequência: O servidor não fica com mácula na ficha funcional. Pode voltar a ocupar outro cargo público futuramente sem restrições.
Exemplo: Um servidor efetivo pede exoneração para assumir outro cargo em outro órgão.
---
Demissão
Natureza: Ato punitivo.
Motivo: Decorre de infração disciplinar grave, após processo administrativo disciplinar (PAD).
Consequência: O servidor é penalizado, e essa penalidade fica registrada em sua ficha funcional.
Pode impedir o servidor de assumir outro cargo público, dependendo do caso (ex: inidoneidade moral).
Exemplo: Um servidor comete corrupção ou abandono de cargo e, após processo, é demitido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo