Releia o trecho a seguir.“Raimundo morreu de desastre, Maria...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1123127 Português
INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o
convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto
Fernandes
que não tinha entrado na história.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.
Disponível em: <encurtador.net/nwDKO>. Acesso em: 25 jun. 2018.
Releia o trecho a seguir.
“Raimundo morreu de desastre,
Maria ficou para tia,Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. PintoFernandes que não tinha entrado na história.”
Pode
-se depreender desse trecho que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Interpretação de Texto – Coesão e Coerência Textual

A questão exige que o candidato interprete corretamente um trecho do poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, identificando quem realmente foi previamente mencionado na narrativa. Para acertar, basta habilidade para localizar informações explícitas e inferir adequadamente o sentido da expressão “não tinha entrado na história”.

Análise da alternativa correta:

Alternativa D – “J. Pinto Fernandes não havia sido mencionado na história.”

Justificativa: Ao final do poema, o autor diz que “Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história”. Ou seja, J. Pinto Fernandes surge apenas no desfecho, sem ser citado antes. Segundo gramáticas renomadas, como a de Evanildo Bechara, interpretar coesão e coerência é fundamental para compreender como as informações do texto se organizam. Assim, a alternativa D é a única correta.

Análise das alternativas incorretas:

A) Afirma que J. Pinto Fernandes não participou do casamento. Errado, pois o poema diz expressamente que Lili casou-se com ele.

B) Diz que Raimundo teve morte natural. Errado, o texto cita “morreu de desastre”, classificação de morte acidental, não natural (vide Celso Cunha & Lindley Cintra).

C) Afirma que Joaquim se casou com Lili. Incorreto, pois Joaquim cometera suicídio e Lili casou-se com outro.

Como interpretar bem esse tipo de questão?

É importante ler com atenção cada detalhe, observando pronomes, conectivos e expressões-chave, como “não tinha entrado na história”, que apontam para informações implícitas. O candidato deve evitar distrações com alternativas que distorcem fatos ou manipulam palavras do texto.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a clareza e a precisão no uso das informações são essenciais para boa interpretação. Procure sempre focar no que o texto explicita ou sugere claramente.

Resumo: A alternativa correta é D. A análise adequada do texto e atenção às informações dadas são essenciais para o sucesso em provas desse tipo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D

? ?Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.?

? Temos uma oração subordinada adjetiva restritiva, trazendo um significado para J. Pinto Fernandes (=não tinha sido mencionado na história).

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Justiça e salvação em DEUS cada s sermos DEUS h e g

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo