O texto começa a estabelecer uma lógica sobre a ideia de ma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686148 Português

Minhas

maturidade

Circunspecção, siso, prudência.

(Mario Prata)


    É o que o homem pensa durante anos, enquanto envelhece. Já está perto dos 50 e a pergunta ainda martela. Um dia ele vai amadurecer.

    Quando um homem descobre que não é necessário escovar os dentes com tanta rapidez, tenha certeza, ele virou um homem maduro. Só sendo mesmo muito imaturo para escovar os dentes com tanta pressa.

    E o amarrar do sapato pode ser mais tranquilo, arrumandose uma posição menos incômoda, acertando as pontas.

    [...]

    Não sente culpa de nada. Mas, se sente, sofre como nunca. Mas já é capaz de assistir à sessão da tarde sem a culpa a lhe desviar a atenção.

    É um homem mais bonito, não resta a menor dúvida.

    Homem maduro não bebe, vai à praia.

    Não malha: a malhação denota toda a imaturidade de quem a faz. Curtir o corpo é ligeiramente imaturo.

    Nada como a maturidade para perceber que os intelectuais de esquerda estão, fnalmente, acabando. Restam uns cinco.

    Sorri tranquilo quando pensa que a pressa é coisa daqueles imaturos.

    O homem maduro gosta de mulheres imaturas. Fazer o quê?

    Muda muito de opinião. Essa coisa de ter sempre a mesma opinião, ele já foi assim.

    [...]

    Se ninguém segurar, é capaz do homem maduro fcar com mania de apagar as luzes da casa.

    O homem maduro faz palavras cruzadas!

    Se você observar bem, ele começa a implicar com horários.

    A maturidade faz com que ele não possa mais fazer algumas coisas. Se pega pensando: sou um homem maduro. Um homem maduro não pode fazer isso.

    O homem maduro começa, pouco a pouco, a se irritar com as pessoas imaturas.

    Depois de um tempo, percebe que está começando é a sentir inveja dos imaturos.

    Será que os imaturos são mais felizes?, pensa, enquanto começa a escovar os dentes depressa, mais depressa, mais depressa ainda.

    O homem maduro é de uma imaturidade a toda prova.

    Meu Deus, o que será de nós, os maduros?

O texto começa a estabelecer uma lógica sobre a ideia de maturidade que, ao fnal, é desconstruída. Isso fca marcado, de modo descontraído, principalmente porque:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Enunciado Interpretado: A questão é uma interpretação de texto, que exige a análise da lógica e desconstrução da maturidade ao longo do texto. Precisamos identificar o ponto em que a ideia de maturidade é subvertida de maneira descontraída.

Estratégia de Resposta: Identifique as partes do texto onde a noção de maturidade é questionada ou ironizada. Busque por palavras-chave ou frases que indiquem mudança de perspectiva.

Alternativa Correta: C - o maduro começa a escovar os dentes cada vez mais depressa.

Essa alternativa é a correta porque, no decorrer do texto, o autor apresenta uma série de características que, supostamente, definem a maturidade. No entanto, no final, o comportamento de escovar os dentes rapidamente, que inicialmente é atribuído a imaturos, é novamente adotado pelo homem maduro. Isso demonstra a desconstrução da lógica de que a pressa é uma característica exclusiva dos imaturos, revelando a ironia e paradoxalidade do conceito de maturidade.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

A - há um questionamento sobre a felicidade dos imaturos. Embora o texto mencione a dúvida sobre a felicidade dos imaturos, isso não é o ponto central da desconstrução, pois o foco está na ação do homem maduro.

B - é feito um apelo a Deus pela maturidade dos maduros. O apelo a Deus é mencionado, mas é uma reflexão sobre o futuro dos maduros, não um elemento que desconstrói a lógica apresentada.

D - os imaturos sentem inveja da vida dos maduros. Essa afirmação não é sustentada pelo texto, que ao contrário sugere uma possível inveja dos maduros em relação aos imaturos.

E - os maduros revelam uma certeza em relação ao futuro. O texto mostra incerteza e ironia quanto ao futuro dos maduros, especialmente com o comportamento final do personagem.

Conclusão: A chave para a resposta é entender como o autor utiliza ironia e paradoxos para subverter a expectativa sobre a maturidade. Essa técnica de desconstrução é comum em textos literários e exige uma leitura atenta às ações e pensamentos finais dos personagens.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C

"Não desista!"

como assim c ?

Não entendi !!!! Alguém explica pq C??

Ideia de maturidade: "Só sendo mesmo muito imaturo para escovar os dentes com tanta pressa."

Desconstruída por:  "Será que os imaturos são mais felizes?, pensa, enquanto começa a escovar os dentes depressa, mais depressa, mais depressa ainda."

Gabarito letra C

O enunciado da questao diz assim: ´...isso fca marcado, de modo descontraído, principalmente porque:

A unica alternativa que apresenta esta descontracao é quando ele comeca a escovar os dentes mais rapido.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo