Com relação às principais correntes teóricas das relações in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q874577 Relações Internacionais

Com relação às principais correntes teóricas das relações internacionais, julgue o item seguinte.


A teoria da dependência, considerada de matriz neomarxista, foi desenvolvida no âmbito da sociologia e da economia, embora seja aplicada no âmbito das relações internacionais.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

A questão aborda a teoria da dependência, uma importante perspectiva dentro das Relações Internacionais, especialmente no contexto de análises sobre desenvolvimento e desigualdade global. Essa teoria é relevante por fornecer um olhar crítico sobre as relações entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

A teoria da dependência é oriunda de uma matriz neomarxista e foi desenvolvida no campo da sociologia e da economia. Ela é aplicada para entender como as economias periféricas permanecem subordinadas às economias centrais, um tema que é fundamental para a análise das relações internacionais.

Justificativa para a Alternativa Correta:

A afirmação está correta porque a teoria da dependência realmente se origina de uma abordagem neomarxista e é aplicada nas Relações Internacionais para explicar a posição dos países em desenvolvimento na economia global. Autores como André Gunder Frank e Fernando Henrique Cardoso são referências nesse campo, tendo explorado como a dependência econômica afeta a autonomia política e econômica das nações.

Na prática, a teoria da dependência sustenta que os países ricos perpetuam um sistema que mantém os países pobres em um estado de subordinação econômica, fazendo com que suas economias sejam altamente dependentes das exportações de matérias-primas para as economias desenvolvidas.

Não há necessidade de analisar alternativas incorretas, já que a questão é de "Certo ou Errado". Concentre-se em compreender as nuances desta teoria para aplicá-la em contextos mais amplos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO.

 

A teoria da dependência é uma formulação teórica que consiste em uma leitura crítica e marxista não-dogmática dos processos de reprodução do subdesenvolvimento na periferia do capitalismo mundial, em contraposição às posições marxistas convencionais dos partidos comunistas e à visão estabelecida pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). A explicação da “dependência” e a produção intelectual dos autores influenciados por essa perspectiva analítica obtiveram ampla repercussão na América Latina no final da década de 1960 e começo da década de 1970, quando ficou evidente que o desenvolvimento econômico não se dava por etapas, um caminho que bastaria ser trilhado para que os resultados pudessem ser alcançados. Para a teoria da dependência a caracterização dos países como "atrasados" decorre da relação do capitalismo mundial de dependência entre países "centrais" e países "periféricos". Países "centrais", como centro da economia mundial será identificado nos espaços em que ocorrem a manifestação do meio técnico científico informacional em escala ampliada e os fluxos igualmente fluam com mais intensidade. A periferia mundial (países periféricos)se apresente como aqueles espaços onde os fluxos, o desenvolvimento da ciência, da técnica e da informação ocorram em menor escala e as interações em relação ao centro se deem gradativamente. A dependência expressa subordinação, a ideia de que o desenvolvimento desses países está submetido (ou limitado) pelo desenvolvimento de outros países e não era forjada pela condição agrário-exportadora ou pela herança pré-capitalista dos países subdesenvolvidos mas pelo padrão de desenvolvimento capitalista do país e por sua inserção no capitalismo mundial dada pelo imperialismo. Portanto, a superação do subdesenvolvimento passaria pela ruptura com a dependência e não pela modernização e industrialização da economia, o que pode implicar inclusive a ruptura com o próprio capitalismo.

meu deus...:/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo