Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre conceitos básicos, paradigmas teóricos e aspectos históricos. em relações internacionais

Foram encontradas 97 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2406751 Relações Internacionais
        Diplomacia é a condução das relações internacionais por meio da negociação; o método pelo qual essas relações são ajustadas por embaixadores e enviados; a atividade ou arte do diplomata.

NICHOLSON, Harold. Diplomacy. Oxford: Oxford University Press, 1950, p. 15 apud BULL, Heddley. A sociedade anárquica. Brasília: Editora da UnB & Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002, p. 187.

        Nessa noite, enquanto ele [o secretário do Exterior britânico Edward Grey] jantava com [lorde] Haldane, um mensageiro do Ministério do Exterior trouxe (…) um telegrama, que, segundo relato de Haldane, informava que ‘a Alemanha está prestes a invadir a Bélgica’. (…). Passando-o a Haldane, perguntou-lhe o que este achava. – Mobilização imediata, respondeu Haldane.

TUCHMAN, Barbara. Os canhões de agosto. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, p. 131.


No que se refere aos conceitos de diplomacia e de política externa, julgue (C ou E) o item a seguir. 

Por adotar foco primariamente em questões militares e de segurança, a Escola Realista das Relações Internacionais relega à diplomacia condição periférica como instrumento de poder dos Estados nacionais. Presume-se, dessa forma, que, segundo a ótica realista, a preferência pela diplomacia como método para resolver contendas internacionais é uma expressão antes de fraqueza do que da força de determinado Estado em suas interações com o sistema internacional.  
Alternativas
Q2322499 Relações Internacionais

A Organização Mundial do Comércio (OMC) está em crise desde 2019, em razão da paralização de seu Órgão de Apelação (OA). O governo dos Estados Unidos bloqueou sistematicamente as indicações de novos membros para o OA e, assim, esse órgão ficou sem o número mínimo de membros para julgar uma apelação.


Acerca desta crise, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


(   ) Embora a OMC tenha se tornado um dos sistemas mais elogiados para o encaminhamento de soluções de conflitos comerciais no plano internacional nos últimos 30 anos, o bloqueio feito pelos Estados Unidos revelou a tibieza do sistema de resolução de controvérsias da organização.

(   ) O bloqueio do órgão de apelação foi uma estratégia dos Estados Unidos para pressionar a mudança do sistema de indicação de seus membros, adotando critérios políticos pautados no consenso da indicação e não em sorteios aleatórios.

(   ) O elevado número de disputas comerciais que alcançavam a fase de apelação era dissonante com a visão original do sistema de manter o compromisso com soluções mutuamente acordadas entre as partes controversas.


As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CFO-DF Prova: Quadrix - 2022 - CFO-DF - Agente Operacional |
Q1967538 Relações Internacionais
A respeito das relações públicas institucionais e do seu papel na construção da cidadania, julgue o item.

A dimensão cognitiva de um público refere-se às diversas possibilidades de expressão, desde os modos mais difusos na conversação cotidiana até as ações coletivas mais organizadas.
Alternativas
Q1944329 Relações Internacionais
Considere um bloco econômico em que já foi implementada a eliminação de barreiras comercias tarifárias e não tarifárias; nesse bloco, há livre circulação de capital e mão de obra, bem como se encontra estabelecida uma tarifa externa comum para todos os países dele integrantes, a qual incide sobre o comércio de produtos e serviços extrabloco. Considerando as características desse acordo comercial, assinale a opção que mostra o estágio do processo de integração econômica no qual ele se encontra.
Alternativas
Q1909432 Relações Internacionais

O conceito de soberania é ubíquo na literatura de Relações Internacionais. No que concerne a esse tema, julgue (C ou E) o item a seguir. 


Para o construtivismo, a soberania é uma instituição e depende, assim, de entendimentos intersubjetivos, produzindo normas compartilhadas que impelem os Estados a justificarem suas ações perante a sociedade internacional.  

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: B
5: C