A crítica à política externa foi arma utilizada pela campanh...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3993106 História

A crítica à política externa foi arma utilizada pela campanha republicana com o objetivo de desmoralizar o regime monárquico. As intervenções na região do rio da Prata e a Guerra do Paraguai foram temas atacados frequentemente por republicanos, a exemplo de Silva Jardim, Saldanha Marinho e Quintino Bocaiúva.


Relativamente à queda do Império e à Primeira República (1889-1930), julgue o item que se segue.


A conhecida expressão do jornalista Aristides Lobo, em artigo de jornal publicado dois dias depois do 15 de novembro de 1889 ("o povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava"), é considerada uma síntese, por aqueles que defendem essa tese, do caráter de golpe militar do acontecimento que instaurou o regime republicano no Brasil.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C

A mudança de regime ocorreu principalmente pela ação de militares e grupos das elites, sem grande mobilização popular direta.

Para muitos historiadores, essa interpretação reforça a visão de que a Proclamação da República teve características de golpe militar, já que a população teria acompanhado os acontecimentos sem compreender plenamente suas dimensões políticas.

CFOPMBA

“Povo bestializado” = população não participou da Proclamação da República.

República proclamada por militares liderados por Deodoro da Fonseca.

Ideia defendida por muitos historiadores: movimento elitista e com caráter de golpe militar.

Questão: CORRETA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo