O processo de preparação e limpeza dos canais radiculares c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3035104 Odontologia
O processo de preparação e limpeza dos canais radiculares corresponde a um conjunto de eventos que incluem a ação mecânica dos instrumentos endodônticos, a atuação das substâncias químicas auxiliares sobre os tecidos orgânicos, inorgânicos e microrganismos presentes e a influência da irrigação-aspiração, que arrasta para fora do canal radicular os resíduos oriundos desses eventos.
Dentre as substâncias químicas auxiliares, destaca-se o ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA), cujas indicações para uso no tratamento endodôntico são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda o uso do ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA) no tratamento endodôntico, especificamente no processo de preparação e limpeza dos canais radiculares. O EDTA é uma substância química auxiliar importante na endodontia, principalmente devido à sua capacidade de atuar sobre componentes inorgânicos.

Tema central: O papel do EDTA na endodontia, focando em sua função de remover a camada de esfregaço e abrir túbulos dentinários.

Justificativa para a alternativa correta (E):

A alternativa E é correta porque o EDTA é utilizado principalmente para remover a camada de esfregaço, que é uma camada de resíduos que se forma nas paredes do canal radicular após a instrumentação. Esta camada contém material dentinário solto e restos orgânicos que podem obstruir a entrada dos túbulos dentinários. O EDTA facilita a abertura dos túbulos dentinários ao dissolver essa camada, permitindo melhor penetração de agentes irrigantes e seladores.

Análise das alternativas incorretas:

A - Desinfecção dos canais radiculares: O EDTA não é utilizado para desinfecção. Sua principal função é quelante, removendo cálcio e a camada de esfregaço, mas não possui propriedades antimicrobianas significativas.

B - Lubrificação e dissolução de matéria orgânica: Embora o EDTA possa atuar como lubrificante, sua principal função não é dissolver matéria orgânica, mas sim inorgânica, como a camada de esfregaço.

C - Medicação intracanal e potencialização de desinfecção: O EDTA não é usado como medicação intracanal. A sua aplicação é durante o procedimento de irrigação, não entre etapas de tratamento.

D - Irrigação em revascularização pulpar: O EDTA não é usado especificamente para revascularização pulpar por suas propriedades bioativas, e sua ação antimicrobiana é limitada. O objetivo principal é a remoção da camada de esfregaço.

Ao compreender o papel de cada substância no tratamento endodôntico, como o EDTA, você pode interpretar as questões de forma mais eficaz, focando nas funções e aplicações específicas de cada agente químico utilizado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo