A doença de Crohn é uma desordem inflamatória que afeta o r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3035103 Odontologia
A doença de Crohn é uma desordem inflamatória que afeta o revestimento do trato gastrointestinal. Embora sua etiologia ainda não esteja totalmente definida, é considerada uma desordem autoimune.

Alguns pacientes com a doença de Crohn apresentam sintomatologia ou lesões orofaciais relacionadas à doença, que podem apresentar-se como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa E é a correta.

Explicação do Tema Central:

A questão aborda a doença de Crohn, que é uma desordem inflamatória crônica do trato gastrointestinal, frequentemente categorizada como uma doença autoimune. Ela pode também manifestar-se com sintomas extraintestinais, incluindo lesões orofaciais. É essencial compreender como essas manifestações podem se apresentar na cavidade oral, uma vez que isso pode influenciar o diagnóstico e o tratamento odontológico.

Resumo Teórico:

Pacientes com doença de Crohn podem desenvolver lesões orofaciais, que são manifestações inflamatórias que refletem a atividade sistêmica da doença. Esses sinais podem incluir lesões elevadas e avermelhadas nas gengivas, dobras mucosas hiperplásicas, úlceras e edema facial. Essas manifestações podem ser confundidas com outras condições, mas são características que devem ser consideradas no contexto clínico do paciente com doença de Crohn.

Justificativa da Alternativa Correta (E):

A alternativa E descreve corretamente sintomas associados à doença de Crohn na cavidade oral. As lesões elevadas e avermelhadas nas gengivas, dobras mucosas hiperplásicas, úlceras e edema facial são manifestações típicas que refletem a resposta inflamatória associada à doença.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Embora condições como erosão dentária e glossite possam ocorrer, elas não são características específicas da doença de Crohn como as citadas na alternativa correta.

B - Perda sensorial e hiperpigmentação da mucosa oral não são manifestações típicas da doença de Crohn.

C - Hipoplasia dentária e síndrome da ardência bucal não estão relacionadas diretamente com a doença de Crohn.

D - Artrite temporomandibular, apesar de poder ocorrer em condições inflamatórias, e os outros sintomas listados não são características orais específicas da doença de Crohn.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A doença de Crohn é uma patologia inflamatória intestinal que pode apresentar manifestações bucais, como lesões na mucosa, alterações salivar e problemas periodontais

A mucosa da cavidade oral apresenta-se com áreas edemaciadas, fissuradas e com aparência hiperplásica, conferindo o aspecto de “pedra de calçada”, característico do edema nodular granulomatoso. Habitualmente, localizam-se na mucosa posterior, com sintomatologia dolorosa e pode dificultar a fala e alimentação.

A etiologia da doença de Crohn é mal compreendida, porém sabe-se que envolve defeitos na imunidade da mucosa e na função da barreira epitelial em indivíduos geneticamente susceptíveis, ocasionando a resposta inflamatória inadequada aos micróbios intestinais. Outros fatores podem contribuir significativamente para a patogênese da DC, como aspectos ambientais, estresse, uso de anticoncepcionais, tabagismo, deita rica em lipídeos, uso regular de anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) e disbiose da microbiota intestinal (Li and Shi 2018; Rajbhandari et al. 2020; Woo 2015).

FONTE:

"https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6312/1/PPG_35159.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo