As autoridades públicas atuarão com vistas a aumentar a seg...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C está correta.
A questão aborda a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), especificamente quanto ao papel das autoridades públicas na promoção da segurança jurídica. Este tema é tratado no artigo 30 da LINDB, que estabelece que as autoridades devem adotar medidas para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas.
Para que as autoridades públicas alcancem esse objetivo, a LINDB menciona a possibilidade de utilizar instrumentos como normas complementares, orientações normativas, súmulas, enunciados e respostas a consultas. Esses mecanismos são fundamentais para garantir que a aplicação das normas seja consistente e previsível, o que é crucial para a segurança jurídica.
O artigo 30 da LINDB diz o seguinte: "As autoridades públicas devem atuar para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de normas complementares, orientações normativas, súmulas, enunciados e respostas a consultas."
Ao entender isso, fica claro que a afirmativa apresentada na questão está em conformidade com o que a legislação dispõe. A segurança jurídica é um princípio importante do direito, que visa assegurar que as pessoas possam prever os efeitos de seus atos e as consequências jurídicas das normas.
Portanto, a alternativa C está correta porque reflete precisamente o que está disposto na LINDB sobre o papel das autoridades na promoção da segurança jurídica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: CERTO
LINDB:
Art. 30. As autoridades públicas devem atuar para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de regulamentos, súmulas administrativas e respostas a consultas.
@projeto.polimata
GABARITO: CERTO
.
Art. 19. do Decreto 9.830/19 - As autoridades públicas atuarão com vistas a aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de normas complementares, orientações normativas, súmulas, enunciados e respostas a consultas.
Parágrafo único. Os instrumentos previstos no caput terão caráter vinculante em relação ao órgão ou à entidade da administração pública a que se destinarem, até ulterior revisão.
O art. 30 exige que as autoridades públicas atuem para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de regulamentos, súmulas administrativas e respostas a consultas. Estendendo o raciocínio das Súmulas Vinculantes do STF, esses instrumentos terão caráter vinculante em relação ao órgão ou entidade a que se destinam, até ulterior revisão.
GABARITO: INDETERMINADO
Eu consideraria como ERRADO, pois nos exatos termos do caput a que se refere a questão é dito:
"Art. 30º: As autoridades públicas devem atuar para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de regulamentos, súmulas administrativas e respostas a consultas"
Somente é mencionado três itens: regulamentos, súmulas e respostas
Não é visto: normas complementares ou orientações normativas. Esses dois termos podem ser vistos em outros artigos, mas a questão utilizou-se do recorte do artigo 30º e em especificamente o objetivo da "segurança". Então essa questão seria considerada ERRADA ou NULA.
Normas complementares?????? Pela literalidade da lei, a questão está errada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo