Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q805983 Educação Artística

Edvard Münch (1863-1944). Dança da vida, 1899, 125,5 cm × 190,5 cm, óleo sobre tela, Nasjonalgalleriet, Oslo. Internet: <www.edvardmunch.org> .


A intuição é como uma propriedade particular da percepção, isto é, a sua capacidade de apreender diretamente o efeito de uma interação que ocorre em um campo ou em uma situação gestaltista, enquanto o intelecto trata de relações entre unidades padronizadas, limitando-se, portanto, a relações lineares. 


R. Arnheim. Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990 (com adaptações).


Para a criança, um desenho belo significa um desenho parecido com o modelo e, por consequência, a tendência fundamental de seu desenho é o realismo. Assim como o realismo do adulto é um realismo visual, o realismo da criança é um realismo intelectual, em que um desenho não é um quadro, mas uma definição; ele tem por função expressar com traços a essência do objeto representado, como a linguagem a exprime com as suas palavras.


Georges-Henri Luquet. Apud A. L. Q. Duarte. A concepção de “realismo”. In: Anais do 16.º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas (ANPAP). Florianópolis, 2007. Internet: <www.anpap.or.br>  (com adaptações).

Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue o seguinte item, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.

Na apreensão crítica de uma obra expressiva como a Dança da vida, é imprescindível considerar também vertentes da história da arte que levem em conta a análise do conteúdo formal.

Alternativas