Analise o texto abaixo:De acordo com o artigo 7º do Estatuto...
De acordo com o artigo 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de ..........................que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C) políticas sociais públicas
Interpretação do enunciado e legislação aplicável:
A questão aborda o direito fundamental à vida e à saúde de crianças e adolescentes, com base no artigo 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina: “A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.”
Jurisprudência relevante:
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) já reconheceu a importância deste dispositivo ao afirmar que políticas públicas são instrumentos indispensáveis para garantir tais direitos (Apelação Cível Nº 0707484-05.2021.8.04.0001).
Tema central e exemplo prático:
O tema exige conhecimento sobre a necessidade de implementação de políticas sociais públicas planejadas para assegurar saúde, alimentação, moradia, e saneamento, visando o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Exemplo: quando um município cria e executa campanhas de vacinação gratuitas em escolas públicas, está cumprindo a determinação do art. 7º do ECA.
Análise da alternativa correta:
C) políticas sociais públicas – Correta. Essa expressão consta de forma literal no texto do art. 7º do ECA e corresponde à atuação do Estado em prol da infância e juventude, garantia essencial pela doutrina (Paulo Lúcio Nogueira).
Análise das alternativas incorretas:
A) posturas capacitistas – Incorreta. Trata-se de práticas de exclusão de pessoas com deficiência, opostas ao propósito do ECA.
B) práticas segregadoras – Incorreta. Remetem à exclusão, contrariando a promoção da dignidade e inclusão social.
D) propostas meritocráticas – Incorreta. O ECA não condiciona direitos à criança a mérito individual, mas sim à proteção universal.
E) políticas assistencialistas – Incorreta. Refere-se a ações pontuais, não estruturantes, ao contrário de políticas sociais públicas.
Pegadinha: A semelhança entre “políticas sociais públicas” e “políticas assistencialistas” pode confundir o candidato. Foque na expressão exata do artigo 7º para evitar erro!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. B
ART 7°
gabarito C
GCML
gabarito letra c
Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo