A respeito desse quadro clínico, julgue o item seguinte.O tô...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q901571 Medicina

Em razão de acidente automobilístico, um menino de oito anos de idade foi admitido na emergência de um hospital com quadro de tetraplegia por lesão medular traumática de nível motor C5, ASIA A e com bradicardia.

A respeito desse quadro clínico, julgue o item seguinte.


O tônus brônquico, frequentemente, está reduzido por mediação do nervo vago.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Comentado – Fisioterapia | Lesão Medular Cervical e Tônus Brônquico

Tema central: A questão aborda o controle autonômico do tônus brônquico em pacientes com lesão medular cervical, especificamente se o tônus é reduzido por mediação do nervo vago após esse tipo de lesão.

Justificativa da alternativa correta (E - Errado):

O tônus brônquico é predominantemente regulado pelo nervo vago (componente parassimpático), que promove broncoconstrição. Em uma lesão medular cervical ao nível de C5, como no caso descrito, há interrupção das vias simpáticas descendentes, principalmente as responsáveis pela modulação cardíaca e vascular, justificando sintomas como bradicardia.

Contudo, o nervo vago origina-se do tronco encefálico e não depende da medula espinhal cervical para controlar os brônquios. Assim, sua função permanece íntegra, ou seja, não há redução do tônus brônquico mediada pelo vago. Pelo contrário, pode até haver predomínio parassimpático devido à perda do controle simpático.

Segundo as melhores referências, como o Harrison’s Principles of Internal Medicine (20ª ed.), “A função vagal permanece inalterada após lesão medular alta, predispondo a broncoconstrição e secreção aumentada”. Isso está alinhado com publicações de fisiopatologia e com protocolos como o do Ministério da Saúde para reabilitação pós-lesão medular.

Portanto, a alternativa está ERRADA.

Análise crítica da alternativa incorreta ("Certo"):

A ideia de redução do tônus brônquico por mediação vagal após lesão medular cervical é equivocada! O tônus permanece igual ou até aumentado, já que o sistema parassimpático está intacto.
Fique atento: lesões cervicais não repercutem sobre a ação do vago nos brônquios.

Estratégia de prova: Pegadinhas comuns envolvem confundir simpático (reduzido com a lesão) e parassimpático (preservado). Observe palavras como “reduzido” e relacione com a fisiologia: vias parassimpáticas ao pulmão não passam pela medula espinhal!

Resumo: Lesão cervical não reduz o tônus brônquico por via vagal. O candidato preparado identifica o erro ao associar neuroanatomia e fisiologia pulmonar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é considerada errada porque o nervo vago, também conhecido como o décimo nervo craniano, tem um papel importante na regulação do tônus brônquico. No entanto, no caso de uma lesão medular traumática de nível motor C5, como mencionado no enunciado, o tônus brônquico não estaria reduzido. Isso ocorre porque o nervo vago é um nervo craniano e sua função não seria afetada por uma lesão na coluna cervical. O controle do tônus brônquico é uma função autônoma e, portanto, a lesão medular não deveria afetá-lo. Além disso, a lesão em C5 não afeta a inervação parassimpática do tônus brônquico, que é mediada pelo nervo vago. Portanto, a afirmação é falsa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo