Os estudos mais recentes no campo da educação especial enfa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2207920 Pedagogia
Os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e o uso de classificações devem ser contextualizados, não se esgotando na mera especificação ou categorização atribuída a um quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão. A partir dessa conceituação, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, considera-se:
I. Pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial, que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se, nesse grupo, alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil.
III. Crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizagem em função da situação de vulnerabilidade social em que se encontram e que sofrem as consequências das desigualdades sociais.
Estão CORRETOS: 
Alternativas