Considere o seguinte texto: Crime ambiental é qualquer dano...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2586668 Direito Ambiental

Considere o seguinte texto:

Crime ambiental é qualquer dano ou prejuízo causado aos elementos que compõem o meio ambiente, protegidos pela legislação. A lei federal que regulamenta esse tema é a de n.º 9.605/1998, que também protege os animais, impondo severas penas aos casos previstos em seus dispositivos (art. 29 a 37).


Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/crimes-ambientais-breve-digressao-conceitual-lei-9605-98/145666624. Adaptado.

Em relação aos crimes contra a fauna, de acordo com a lei federal supracitada:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda os crimes contra a fauna, regulamentados principalmente pela Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), e exige do candidato a identificação das hipóteses em que o abate de animais não configura crime ambiental, aspecto relevante para o exercício do cargo de Médico Veterinário, sobretudo na interface com zoonoses, proteção agropecuária e políticas públicas.

Legislação aplicável: O gabarito se fundamenta em especial no Art. 37 da Lei nº 9.605/98:

“Art. 37. Não é crime o abate de animal, quando realizado: (...) II - para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ação predatória ou destruidora de animais, desde que legal e expressamente autorizado pela autoridade competente.”

Exemplo prático: Imagine um surto de ataques de javalis em plantações. Caso um produtor obtenha autorização do órgão ambiental, o abate desses animais para proteger a lavoura não será considerado crime ambiental, desde que seguidos os preceitos legais.

Justificativa da alternativa correta (D): A alternativa D reflete literalmente o disposto no art. 37, II, da Lei nº 9.605/98, sendo o único caso em que o abate animal não constitui crime, se houver autorização legal e expressa.

Análise das alternativas incorretas:

A) Incorreta. A Lei não prevê aumento de pena por o crime ser praticado de dia.
B) Incorreta. A lei protege não só animais silvestres, mas também domésticos e exóticos em certas situações (art. 32).
C) Incorreta. Produtos perecíveis devem ser destinados à doação, alimentação de animais ou destruição, não exclusivamente a instituições científicas, segundo art. 25, §5º.
E) Incorreta. Experiência dolorosa em animais é permitida, excepcionalmente, quando não houver alternativa (art. 32, §1º).

Dica de prova: Atente-se à condicionalidade das autorizações e sempre procure o texto literal da lei para rejeitar termos genéricos ou ampliativos nas alternativas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os produtos e subprodutos da fauna não perecíveis serão destruídos ou doados a instituições científicas, culturais ou educacionais. 

Gab-letra D

Lei 9.605/98 - Crimes Ambientais

Art. 37. Não é crime o abate de animal, quando realizado:

I - em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família;

II - para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ação predatória ou destruidora de animais, desde que legal e expressamente autorizado pela autoridade competente;

IV - por ser nocivo o animal, desde que assim caracterizado pelo órgão competente.

------‐---------------------

Corrigindo

•A pena prevista pode ser aumentada se o crime for praticado à Noite.

•Produtos não perecíveis serão destruídos ou doados a essas instituições.

•É crime realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, quando existem recursos alternativos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo