A apraxia de fala na infância manifesta-se pela inabilidade ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2315304 Fonoaudiologia
A apraxia de fala na infância manifesta-se pela inabilidade de produzir fonemas e sílabas com precisão e consistência, considerando-se aspectos articulatórios e suprassegmentais. Acredita-se que o planejamento motor deficitário seja o responsável e a base desse transtorno, comprometendo, assim, a formação de palavras e sentenças. Analise as afirmativas a seguir.

I. A apraxia de fala na infância caracteriza-se pela ininteligibilidade de fala, devido à presença de erros durante produções repetitivas de sílabas e palavras, que podem ocorrer tanto em consoantes, como em vogais, com destaque para coarticulação inadequada na transição entre fonemas e sílabas, assim como prosódia inapropriada e assistematicidade de erros.
II. A apraxia de fala pode ocorrer devido a comprometimentos no sistema nervoso central, genéticos e/ou somando-se aos distúrbios neurocomportamentais complexos. Algumas de suas características podem estar presentes em quadros cujos sons da fala estão prejudicados, como em distúrbios de ordem fonológica severos.
III. Estudos demonstram que a apraxia repercute em todos os níveis linguísticos da criança, enfatizando a importância de uma avaliação ampla da linguagem para um diagnóstico preciso e adequado e não apenas de aspectos motores e/ou articulatórios, mesmo que esses se mostrem significativamente comprometidos na apraxia de fala infantil.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas