A Articulação Temporomandibular (ATM) faz parte do sistema e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2315301 Fonoaudiologia
A Articulação Temporomandibular (ATM) faz parte do sistema estomatognático; é formada por várias estruturas internas e externas e realiza movimentos complexos. Quando existe alteração nessa articulação, ocorre a Disfunção Temporomandibular (DTM), que é definida como uma coleção de condições médicas, dentárias ou faciais associadas a anormalidades do sistema estomatognático, que desencadeiam disfunções na ATM e tecidos adjacentes, incluindo os músculos faciais e cervicais. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A etiologia da DTM é multifatorial e inclui alterações na oclusão, lesões traumáticas, metabólicas, infecciosas e neurológicas, problemas esqueléticos, fatores psicológicos e hábitos deletérios. Os hábitos deletérios podem prejudicar a estabilidade neuromuscular do sistema estomatognático, resultando na contração inadequada dos músculos mastigatórios, podendo ser citados como exemplos: sucção digital, uso prolongado de chupeta, uso de fones de ouvido, abuso vocal, sucção de língua ou lábios, bruxismo, odinofagia e onicofagia.
II. Os casos de DTM têm predomínio do gênero feminino, na faixa etária de 21 a 40 anos, com sintomas como: dor na ATM, cefaleia, estalos, otalgia, dor articular, dor facial, limitação funcional, dor cervical, cansaço, limitação de abertura de boca, dor durante a mastigação, zumbido, dor na mandíbula, dentre outros. A distribuição da idade e do gênero nos casos de dor orofacial, especialmente a DTM, sugere possível ligação entre a sua patogênese e o hormônio sexual feminino estrogênio, ou entre a DTM e os mecanismos de modulação da dor.
III. A literatura aponta que pacientes com DTM podem apresentar zumbido, percepção de sons articulares, dor na região retroauricular, tontura, otalgia, autofonia, vertigem e otorreia. Os estalos na ATM também são um dos sintomas mais frequentes em pacientes com DTM e ocorrem devido ao posicionamento inadequado da cartilagem, que se desloca para cima do côndilo abruptamente, quando realiza abertura de boca.

Está correto o que se afirma em
Alternativas