A partir do avanço dos direitos civis, a educação tem se
debruçado sobre o caráter inclusivo da ação pedagógica. Um dos
marcos desse avanço, em nível mundial, foi a Declaração de
Salamanca, em 1994, que propõe que a escola se organize para
atender com qualidade a todos os estudantes, independente de
suas características e/ou necessidades.
Em 2015, esse conjunto de orientações e normas específicas foi
legalizado no Brasil por intermédio do seguinte documento: