O princípio da capacidade contributiva, este presente no art...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2672016 Direito Tributário

O princípio da capacidade contributiva, este presente no art. 145, § 1º da CRFB, possui discussões que cercam suas possibilidades e limites. Dessa forma, tendo por referência o tema acima definido, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresentar uma alternativa correta:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário de Gabarito – Princípio da Capacidade Contributiva

O tema central da questão é o Princípio da Capacidade Contributiva, presente no art. 145, § 1º da Constituição Federal de 1988:

“Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte (...).”

Esse princípio busca assegurar justiça fiscal, determinando que a tributação ocorra em conformidade com a real capacidade econômica de cada indivíduo, promovendo uma distribuição mais equitativa da carga tributária.

Justificativa da Alternativa Correta (A):
A alternativa A está correta ao afirmar que o princípio da capacidade contributiva é, sobretudo, um princípio de justiça fiscal. Sua função é garantir que cada um contribua conforme suas possibilidades, materializando um ideal de justiça distributiva, e não se limita a um conteúdo metajurídico abstrato.
Exemplo prático: Alíquotas progressivas no Imposto de Renda: quem ganha mais, paga mais, conforme sua capacidade contributiva. Isso traduz justiça fiscal.

Análise das Alternativas Incorretas:

B) Errada. O princípio tem dimensão horizontal e vertical: trata da igualdade entre “iguais” (horizontal) e da tributação diferente entre “desiguais” conforme sua capacidade (vertical).

C) Errada. De fato, o princípio normalmente não se aplica a taxas (vinculadas a uma contraprestação), mas a justificativa restringe-se excessivamente, gerando confusão. O principal é que o princípio se aplica sobretudo aos impostos (RE 562.045/STF).

D) Errada. Algumas das formas listadas não têm relação direta com o princípio, como “c) amostragem” e “d) estabilidade”. Imunidades e isenções podem ser exemplos, mas a alternativa mistura conceitos e traz itens inadequados.

E) Errada. O princípio deve influir na interpretação das bases econômicas do tributo, sendo inclusive orientação doutrinária fundamental (Roque Carrazza, Hugo de Brito Machado).

Dicas de Prova: Esteja atento a termos absolutizadores, tentativas de restringir indevidamente a aplicação do princípio ou misturas de conceitos. Sempre busque o foco do princípio na justiça fiscal e em sua aplicação principalmente aos impostos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo