O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico - Clínica Médica |
Q1914203 Não definido

Leia o enunciado a seguir e responda à questão.


Paciente do sexo feminino, 41 anos de idade, procura atendimento médico por quadro de dor em região torácica esquerda, tipo “pontada”, que piora com a inspiração profunda e com a tosse iniciada há 1 dia. Relata ainda que desde o início da dor se sente mais cansada, especialmente para realizar suas atividades diárias. Nega comorbidades e faz uso apenas de anticoncepcional oral como medicação contínua.

Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 106 bpm; frequência respiratória de 24 irpm; saturação de oxigênio de 91% na oximetria em ar ambiente, pressão arterial de 112/59 mmHg; temperatura axilar de 36,1 o C; ausculta cardiopulmonar sem anormalidades; exame de outros segmentos corporais também sem anormalidades. A radiografia de tórax e o eletrocardiograma realizados no atendimento inicial não apresentavam alterações, exceto pela taquicardia sinusal no eletrocardiograma.

Frente ao caso apresentado, o médico responsável aventou a hipótese diagnóstica de tromboembolismo pulmonar e, em busca rápida na internet, encontrou a seguinte tabela, presente em uma diretriz de sociedade de especialidade:




Com relação às informações e aos dados apresentados acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas