Paciente de 55 anos, com prolapso da valva mitral com espes...
Paciente de 55 anos, com prolapso da valva mitral com espessamento dos folhetos e insuficiência mitral moderada, apresenta febre há uma semana. Ecocardiogramas transtorácico e transesofágico iniciais não demonstraram vegetação ou abscesso.
Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico de endocardite infecciosa em relação a esse paciente.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda o diagnóstico de endocardite infecciosa (EI), especialmente em pacientes com valvopatia mitral e febre persistente, mesmo com exames iniciais negativos para vegetações ou abscessos.
Justificativa da alternativa correta (B):
De acordo com as diretrizes internacionais, como as emitidas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e apoiadas em evidências do UpToDate, o diagnóstico de EI depende de alta suspeita clínica, mesmo diante de exames negativos. Se a clínica for sugestiva (fatores predisponentes, febre, sopro novo ou fenómenos embólicos) mas tanto o ecocardiograma transtorácico (ETT) quanto o transesofágico (ETE) forem negativos, a conduta correta é REPETIR o ETE após 5 a 7 dias, pois vegetações podem aparecer progressivamente.
Segundo a Diretriz Brasileira de EI, p. 10: “No contexto de suspeita clínica e exame negativo, recomenda-se repetir o ETE após 5 a 7 dias, pois lesões iniciais podem não ser identificáveis.”
Análise das alternativas incorretas:
A) Ecocardiografia tridimensional não é obrigatória, nem aumenta necessariamente a sensibilidade para EI; não é citada como rotina nas recomendações.
C) EI não pode ser descartada apenas pelo resultado de exames iniciais. O diagnóstico é clínico e apoiado em critérios (Duke).
D) Muitas EI evoluem com hemoculturas negativas (endocardite de hemocultura negativa), por exemplo, por uso prévio de antibiótico ou germes fastidiosos, como Coxiella burnetii. A ausência de crescimento em duas hemoculturas não exclui o diagnóstico.
E) Critérios diagnósticos exigem análise combinada. O diagnóstico não é excluído apenas na ausência de uma hemocultura positiva e critérios menores.
Destaque clínico: Fique atento: EI intensa suspeita SEM diagnóstico inicial deve ser revista e reavaliada—pegadinha comum é descartar o diagnóstico cedo demais! USE SEMPRE critérios de Duke e observe evolução.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo