A insuficiência cardíaca é uma síndrome complexa cujo diagn...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1134870 Medicina
A insuficiência cardíaca é uma síndrome complexa cujo diagnóstico pode representar um desafio. Assinale a alternativa correta sobre sinais e exames complementares utilizados no diagnóstico e manejo da insuficiência cardíaca.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda critérios diagnósticos e o manejo laboratorial na insuficiência cardíaca (IC), com foco em sinais clínicos e utilização/interpretação de exames complementares, especialmente os peptídeos natriuréticos (BNP, NT-proBNP).

Justificativa da alternativa correta (B):
Os peptídeos natriuréticos (BNP e NT-proBNP) são marcadores sensíveis para IC, mas não são totalmente específicos. Segundo a Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda, anemia e insuficiência renal crônica podem elevar os níveis desses marcadores mesmo sem IC. Na insuficiência renal, a depuração reduzida causa acúmulo desses peptídeos. Na anemia, há aumento do estresse hemodinâmico, resultando em liberação aumentada de BNP/NT-proBNP. Por isso, a interpretação desses exames deve sempre considerar comorbidades, para evitar falsos diagnósticos de IC. Diretriz (Tabela 2.1): “Anemia e insuficiência renal crônica são condições que podem elevar os níveis de peptídeos natriuréticos, mesmo na ausência de insuficiência cardíaca.”

Análise das alternativas incorretas:

A) Incorreta. A terceira bulha (B3) é relativamente específica para disfunção ventricular. Embora não esteja presente em todos os pacientes, sua presença aumenta a probabilidade de IC, especialmente em adultos e idosos.

C) Incorreta. Fração de ejeção (FEVE) acima de 50% não exclui o diagnóstico de IC. Existe IC com fração de ejeção preservada (ICFEP), condição reconhecida em protocolos atuais (SBC, ESC), ou seja, sintomas de IC podem coexistir com FEVE normal.

D) Incorreta. Não há recomendação para repetir ecocardiografia transtorácica a cada seis meses em todo paciente com IC crônica. O exame é indicado por mudança clínica ou ajuste terapêutico, conforme orientação da SBC/ESC.

E) Incorreta. A terapia da IC não deve ser guiada exclusivamente pelos níveis de BNP ou NT-proBNP, nem há um alvo definido (<100 pg/mL ou <300 pg/mL). O manejo é baseado em sintomas, resposta clínica e tolerância ao tratamento.

Estratégias de prova e dicas:

Fique atento a absolutismos (“sempre”, “nunca”, “exclui”), critérios de exclusão incorretos e manejo baseado apenas em exames laboratoriais. Priorize sempre interpretação clínica contextualizada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a B, pois os peptídeos natriuréticos como o BNP e o NT-pro BNP podem estar elevados em outras condições além da insuficiência cardíaca, como anemia e insuficiência renal crônica. Portanto, não devem ser usados como único critério diagnóstico para insuficiência cardíaca. Outros sinais e exames complementares devem ser avaliados, como a presença de sintomas como dispneia e edema, função cardíaca avaliada por meio de exames como ecocardiograma e radiografia de tórax, e história clínica do paciente. É importante ressaltar que o diagnóstico de insuficiência cardíaca é complexo e deve ser feito por um médico especialista em cardiologia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo