As alternativas abaixo apresentam atribuições e competência...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: A Lei nº 8.080/1990, art. 4º, § 2º, dispõe: “§ 2º A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde - SUS, em caráter complementar.” A exclusividade de serviços de instituições públicas afirmada em D contraria essa autorização legal; por isso, D é a exceção solicitada.
§ 1º Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.” Assim, tanto a modalidade domiciliar quanto os procedimentos enumerados têm previsão legal expressa.
- Confronte afirmações de exclusividade pública com o art. 4º, § 2º: a iniciativa privada pode participar do SUS em caráter complementar.
- Diferencie a autorização de participação privada de uma participação irrestrita: o art. 24 prevê o recurso a serviços privados diante da insuficiência das disponibilidades do SUS.
- Não limite as atribuições e modalidades assistenciais do SUS ao art. 6º: o atendimento e a internação domiciliares estão previstos no art. 19-I.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo