O uso do correio eletrônico é um grande aliado da comunicaç...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - iniciar a mensagem cumprimentando o destinatário.
Tema central da questão: A questão trata da redação de e-mails institucionais, um tipo de comunicação oficial bastante usado no setor público. O objetivo é identificar boas práticas para elaborar mensagens formais e eficazes no ambiente de trabalho.
Resumo teórico: O e-mail institucional é uma ferramenta formal, utilizada para comunicação interna ou externa em órgãos públicos e empresas. Segundo o Manual de Redação da Presidência da República e boas práticas recomendadas por guias como o Manual de Redação Oficial, a mensagem deve prezar sempre pela clareza, objetividade, cortesia e formalidade, adequando-se ao destinatário e ao contexto.
Justificativa da alternativa correta (E): Iniciar a mensagem cumprimentando o destinatário é essencial para manter a cordialidade e o respeito no ambiente institucional. Cumprimentar (“Prezado(a)”, “Bom dia”, etc.) demonstra educação e cria um ambiente propício à boa comunicação, além de ser uma exigência de etiqueta em correspondência formal.
Análise das alternativas incorretas:
A - Assinar apenas com o primeiro nome é inadequado, pois pode causar dúvidas sobre a identificação do emissor. O correto é usar nome completo e cargo/função, garantindo clareza e autenticidade.
B - Títulos como “Não se esqueça” em mensagens importantes soam informais e podem não ser objetivos ou claros. O ideal é empregar títulos precisos: “Reunião agendada para...”, “Solicitação de documento”, etc.
C - Anexos e figuras animadas para descontrair não são recomendados em e-mails institucionais. Eles podem desviar a atenção da mensagem principal e comprometer a formalidade e profissionalismo.
D - Utilizar gírias reduz o grau de formalidade e pode gerar interpretações equivocadas, além de não ser compatível com o ambiente institucional.
Estratégia de interpretação: Busque sempre identificar palavras-chave relacionadas à formalidade e cortesia em questões sobre comunicação oficial. Fique atento a opções que sugerem informalidade, exageros ou ambiguidades, pois costumam ser pegadinhas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito
e) iniciar a mensagem cumprimentando o destinatário.
*Olha, queria saber onde está escrito isso no manual de redação :(
Também gostaria de saber Caroline!
PESSOAL, CARAMBA, SE NÃO ESTÁ ESCRITO, USE A LÓGICA, O BOM SENSO...É IMPLÍCITO QUE VOCÊ VAI ENVIAR UM E-MAIL, CUMPRIMENTANDO O OUTRO LADO...VAMOS USAR DE BOM SENSO...ISSO TAMBÉM É AVALIADO PELA BANCA..NÃO ADIANTA FICARMOS DE FIRULAS E TONTICES QUE GERALMENTE LEIO, DO TIPO...."NÃO CONCORDO COM ESSA RESPOSTA, NÃO CONCORDO COM ESSA BANCA"...ETC,ETC,ETC....PODE FICAR DISCORDANDO A NOITE TODA E SEM DORMIR, QUE NADA IRÁ RESOLVER...KKKKK....VAMOS EM FRENTE, QUESTÃO BICO!
Acho que o enunciado se embasa na característica da Formalidade, que por sua vez tem implícito nelas a polidez e a civilidade. Portanto, conclui-se que faz parte da educação iniciar a mensagem cumprimentando o destinatário. Também por exclusão mata a questão tranquilo né "pessuár"?
"Alguns de nós eram buraco de topeira"
Não tem como errar essa questão.. pois as outras alternativas são absurdas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo