No manejo da Terapia Nutricional Enteral (TNE) em pacientes...
I. O uso de fórmulas hiperosmolares é a principal causa isolada de diarreia em pacientes em TNE, devendo-se priorizar sempre a diluição da dieta com água destilada para reduzir a osmolaridade.
II. A via nasogástrica é preferencial a nasoentérica (póspilórica) em pacientes críticos de baixo risco para aspiração, devido a facilidade de inserção e ao respeito a fisiologia digestiva.
III. Em pacientes com risco de síndrome de realimentação, o início da TNE deve ser agressivo, visando atingir 100% das metas calóricas nas primeiras 12 horas para reverter o catabolismo.