A respeito da dimensão investigativa como suporte do exercíc...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a dimensão investigativa no Serviço Social e entender a resposta correta.
Alternativa Correta: D - A opção correta destaca que o assistente social, ao desenvolver uma ação investigativa, reforça a relação entre o sujeito de prática e o objeto real. Isso é fundamental, pois a investigação permite transformar o objeto real em objeto científico, facilitando a compreensão e a intervenção na realidade social.
A importância da investigação no Serviço Social está em fornecer um embasamento teórico e prático que possibilita ao assistente social atuar de maneira mais crítica e fundamentada. Segundo o CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), a pesquisa é um dos pilares para a prática profissional, integrando-se ao cotidiano do assistente social para promover a transformação social.
Justificativas das Alternativas Incorretas:
A: Errada. A investigação não constitui risco nem prejudica as atribuições dos assistentes sociais. Pelo contrário, fortalece e enriquece a prática profissional, permitindo um entendimento mais aprofundado das situações sociais e possibilitando intervenções mais eficazes.
B: Errada. A junção de métodos quantitativos e qualitativos não desarticula ações planejadas. Na verdade, a combinação dessas abordagens pode enriquecer a análise, oferecendo uma visão mais completa da realidade social, conforme discute-se na literatura metodológica em ciências sociais.
C: Errada. A ação investigativa não tem como objetivo criar novos padrões de controle, mas sim compreender as dinâmicas sociais para promover intervenções que respeitem a autonomia e os direitos dos sujeitos envolvidos.
E: Errada. O retorno das informações aos participantes de uma pesquisa qualitativa é uma prática ética importante. Isso permite validar as interpretações feitas pelos pesquisadores e mantém a transparência e o respeito pelos participantes, conforme as diretrizes de ética em pesquisa.
Em suma, a investigação no Serviço Social é uma ferramenta que fortalece a prática profissional, possibilitando um entendimento mais profundo das questões sociais e promovendo intervenções mais eficazes e éticas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
aos Ass. Socias. E na atualidade sendo um ato abusivo e de pressão de diversas prefituras e ministérios públicos. Os Ass. Sociais só fazem expor
os usuários a situações de risco, reforçando a revitimização. Ferindo além principios da NOB SUAS 2013, que prevê segurança para o exercício da
profissão. Pois, ao realizar trabalho investigativo (de policia), o profissional está exposto a riscos, sem segurança alguma e consequentemente realizando
um trabalho irrregular, pertencente a policia, detetive, etc.
A ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social), em seu VI Seminário de Capacitação da COFIs, tratando sobre o Estágio e suas implicações na formação e no exercício profissional, no tópico Formação Profissional como componente do Projeto Ético?político, trouxe como um dos pontos fundamentais : A dimensão interventiva e investigativa como condição central da formação profissional;
CNAS nº 04/2013, de 13 de março de 2013.
Abraços e bons estudos.
Para desmistificar visões como a do Pfbb, existe um artigo produzido por uma das mais renomadas autoras do Serviço Social, Yolanda Guerra, que trata justamente desse assunto, o titulo é: A Dimensão Investigativa no Exercício Profissional... compõe o livro Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Excelente texto, de fácil entendimento e muito objetivo.
Meu Deus... Espero que o colega acima esteja brincando....
Algumas considerações sobre a questão:
A) ERRADA - De acordo com Yolanda Guerra, a postura investigativa é condição indispensável tanto a uma atuação qualificada, quanto à ampliação do patrônimo intelectual e e bibliográfico da profissão. A autora afirma ainda que o caráter investigativo é constitutivo de grande parte das competências/atribuições profissionais. "Faz-se necessário não apenas coordenar e executar políticas sociais, projetos e programas, mas também avaliá-los, coordenar pesquisas, realizar vistorias, perícias e laudos, emitir parecer técnico, formar assistentes sociais. Aqui se reconhece e se enfatiza a natureza investigativa das competências profissionais."
B) ERRADA - Métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos se complementam, não se excluem.
C) ERRADA - A dimensão investigativa pode fornecer subsídios para atuação com famílias, porém não é competência do profissional de S.S, assim como vai de encontro com o projeto ético politico profissional fazer controle populacional.
D) CORRETA - A atitude investigativa supõe ultrapassar os fenômenos como se apresentam na sua imediaticidade, indo buscar os fundamentos que constituem os fenômenos sociais, sua essência, história, como se transformam ao longo do tempo. Isso exige transformar o objeto real em objeto cientifico imprimindo estatuto de pesquisa cientifica ao objeto analisado. " A pesquisa, na qual se faz necessário o “mergulho na realidade social” (IAMAMOTO, 1998, p. 55), é, portanto, um processo sistemático de ações, visando investigar/interpretar, desvelar um objeto que pode ser um processo social, histórico, um acervo teórico ou documental".
E) ERRADA - Os resultados das pesquisas podem e devem ser devolvidos aos sujeitos que dela participaram.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA....... nunca tinha visto comentário tão engraçado ....
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo