Analise as afirmativas sobre a relação professor/aluno/conhe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3410563 Pedagogia
Analise as afirmativas sobre a relação professor/aluno/conhecimento a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A relação professor/aluno/conhecimento deve ser baseada em um modelo hierárquico, no qual o professor detém todo o conhecimento e os alunos devem simplesmente absorvê-lo.

( ) A relação entre professor/aluno/conhecimento, para ser saudável, deve envolver a construção colaborativa do saber, com o professor atuando como facilitador do processo de aprendizagem.

( ) Os alunos, na relação professor/aluno/conhecimento, são vistos como receptáculos vazios a serem preenchidos com informações pelo professor.

( ) O diálogo e a interação são elementos essenciais na relação professor/aluno/conhecimento, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e participativo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - F, V, F, V.

Tema central:

A questão aborda a relação professor/aluno/conhecimento. Esse tema é essencial em pedagogia, pois envolve compreender como se constrói o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de analisar teorias educacionais e os papéis de cada sujeito na sala de aula, especialmente sob a ótica de autores como Paulo Freire, Jean Piaget e Lev Vygotsky, que defendem práticas interativas e colaborativas.

Resumo teórico:

De acordo com as tendências construtivistas e sociointeracionistas, o professor deixa de ser o detentor absoluto do saber e passa a ser mediador do conhecimento, enquanto o aluno é agente ativo na construção do próprio aprendizado. O diálogo, a interação e a troca de experiências são fundamentais para o avanço do conhecimento (referência: Paulo Freire, “Pedagogia do Oprimido” e Base Nacional Comum Curricular - BNCC).

Justificativa da alternativa correta:

  • 1ª afirmativa (F): Defende um modelo hierárquico e passivo, já superado pelas teorias contemporâneas.
  • 2ª afirmativa (V): Valoriza a construção colaborativa e o professor como facilitador, em linha com Piaget, Vygotsky e Freire.
  • 3ª afirmativa (F): Visão tradicional de “receptáculo vazio” foi criticada por Paulo Freire, que chamou essa prática de “educação bancária”.
  • 4ª afirmativa (V): O diálogo e a interação são centrais no processo formativo, promovendo autonomia e participação.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - F, F, F, V: Erra ao marcar como falsa a alternativa 2, que está correta.
  • C - V, V, V, V: Incorreto, pois as afirmativas 1 e 3 não refletem práticas pedagógicas atuais.
  • D - F, V, F, F: Considera a 4 falsa, que é correta.
  • E - V, V, F, V: Marca como verdadeira a 1, o que não corresponde às teorias modernas.

Dicas de interpretação:

Leia atentamente os enunciados buscando termos como “simplesmente absorver”, “receptáculo vazio” ou “hierárquico”. Esses são indicadores de uma abordagem ultrapassada. Já palavras como “colaborativa”, “facilitador”, “diálogo” e “interação” geralmente apontam para concepções atuais e corretas.

Conclusão: Foque sempre nos princípios contemporâneos da pedagogia, atentos a expressões que denunciem práticas tradicionais e passivas!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo