Um adolescente procura o ACS durante uma atividade comunitár...
Um adolescente procura o ACS durante uma atividade comunitária e relata, de forma reservada, que iniciou a vida sexual recentemente. Demonstra dúvidas sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez e afirma ter receio de procurar a unidade porque não deseja ser julgado pelos profissionais ou exposto perante familiares e conhecidos. Com base nos princípios da humanização, da atenção à saúde do adolescente e da atuação ética do ACS, analise as afirmativas:
I. O adolescente deve receber orientação em linguagem adequada, respeitosa e sem julgamentos, considerando suas necessidades de saúde.
II. O ACS deve evitar divulgar à comunidade as informações pessoais obtidas durante a conversa, observando o dever de preservar a privacidade e a confidencialidade no exercício de suas atribuições.
III. A educação em saúde pode abordar prevenção de IST, uso de preservativos, saúde sexual e reprodutiva e prevenção da gravidez não planejada.
IV. Por se tratar de adolescente, qualquer informação relacionada à sua sexualidade deve ser obrigatoriamente comunicada pelo ACS aos responsáveis antes de qualquer orientação ou acolhimento pela equipe.
Está correto o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: O art. 17 do ECA protege a autonomia do adolescente, e a orientação ministerial prevê a preservação do sigilo, sem obrigatoriedade de acompanhante. Como o adolescente busca orientação de forma reservada, não cabe exigir comunicação automática aos responsáveis antes do acolhimento; por isso, IV é falsa e o gabarito é D.
- Diferencie preservação do sigilo de sigilo absoluto: situações de risco podem justificar seu afastamento, mas a menoridade, isoladamente, não impõe comunicação automática aos responsáveis.
- Não trate a presença ou a comunicação aos responsáveis como requisito geral para acolher e orientar o adolescente.
- Reconheça a educação preventiva em saúde sexual e reprodutiva como atribuição do ACS, sem confundi-la com autorização geral para prescrever contraceptivos ou substituir atendimento clínico.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo