Existem diferentes máquinas que podem ser empregadas na colh...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2218352 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Existem diferentes máquinas que podem ser empregadas na colheita do arroz, sendo que as
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

Tema central da questão

Esta questão trata das máquinas utilizadas na colheita do arroz, especialmente da distinção entre ceifadoras, trilhadoras e colhedoras. Conhecer a função e os componentes básicos de cada tipo de máquina é fundamental para concursos em Engenharia Agronômica, pois impacta diretamente na escolha adequada e no rendimento das operações agrícolas.

Resumo teórico

As ceifadoras são equipamentos usados para cortar as plantas na base, deixando-as dispostas para posterior recolhimento. Em pequenas lavouras, são comuns modelos simples, com chassi com rabiça, duas rodas, motor, barra de corte alternativo e molinete, que auxilia no apoio das plantas para um corte eficiente (Fonte: Manual de Máquinas Agrícolas – Milani).

Já as trilhadoras são empregadas para retirar os grãos das panículas após a colheita, enquanto as colhedoras ou colheitadeiras modernas fazem todo o processo (corte, trilha, separação e limpeza) em uma única passagem.

Justificativa da alternativa correta

A alternativa A descreve com precisão as ceifadoras para pequenas lavouras de arroz, detalhando seus componentes principais e função: cortar as plantas e deixá-las prontas para o próximo processo. Isso está de acordo com a bibliografia técnica e prática na área.

Análise das alternativas incorretas

B: Errada. Descreve as características de uma ceifadora, mas atribui incorretamente à trilhadora, que não realiza o corte das plantas, mas sim a retirada dos grãos.

C: Errada. Confunde o conceito das trilhadoras com o das colhedoras. Trilhadoras não executam todas as etapas (corte, trilha, limpeza) em uma única operação.

D: Errada. A função descrita pertence às trilhadoras, que retiram os grãos das panículas; a ceifadora apenas corta a planta.

E: Errada. O enunciado descreve funções de trilhadoras, não de colhedoras, além de limitar erroneamente a função das colhedoras.

Dicas de interpretação

Fique atento a detalhes como função principal (cortar, trilhar, colher) e componentes descritos. Palavras como “exclusiva função” podem indicar generalizações equivocadas, comuns em pegadinhas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra A

Ceifadoras. São máquinas destinadas às pequenas lavouras de arroz, constituídas, basicamente, de chassi com rabiça montado sobre duas rodas; motor; barra de corte com movimentos alternativos; e molinete para apoiar as plantas para a ação da barra de corte. (Embrapa)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo