A intoxicação aguda por paracetamol é uma condição grave qu...
(__)O paracetamol, quando metabolizado em grandes quantidades, produz um metabólito tóxico chamado N-acetil-p-benzoquinona imina (NAPQI). Esse metabólito pode se acumular e danificar as células hepáticas, levando à necrose hepática e, em casos graves, à insuficiência hepática aguda.
(__)A toxicidade hepática ocorre porque o fígado é o principal órgão responsável pela metabolização do paracetamol. Em doses terapêuticas, o NAPQI é neutralizado por um antioxidante chamado glutationa.
(__)Sintomas iniciais de intoxicação incluem náuseas, vômitos, dor abdominal e, posteriormente, icterícia (amarelecimento da pele e olhos) e insuficiência hepática, o que pode ser fatal sem tratamento adequado.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: