Os materiais de moldagem são usados para produzir uma réplic...
I- Os alginatos são suscetíveis a sinérese e embebição, resultando em baixa estabilidade dimensional. O modelo deve ser vazado dentro de uma hora e mantido úmido durante tal período.
II- As siliconas de condensação apresentam uma contração considerável com o passar do tempo, atribuído à perda da água como subproduto.
III- As siliconas de adição são estáveis após a presa e mostram quase nenhuma alteração dimensional.
IV- Os polissulfetos tendem a se contrair na armazenagem, especialmente se forem mantidos em ambiente com baixa umidade, já que o subproduto da reação de presa é o álcool.
É CORRETO o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: O critério decisivo é identificar corretamente o subproduto da reação de presa e a estabilidade dimensional de cada material: a silicona de condensação libera álcool, a silicona de adição é a mais estável dimensionalmente e o polissulfeto libera água; assim, as assertivas que trocam esses subprodutos não podem ser consideradas verdadeiras.
- Em materiais de moldagem, confirme sempre o subproduto da reação antes de julgar a estabilidade dimensional.
- Alginato: pense em sinérese e embebição, portanto vazamento rápido e sem imersão em água.
- Separe claramente silicona de adição de silicona de condensação: a primeira é muito mais estável dimensionalmente.
- Se a afirmação mistura comportamento dimensional correto com subproduto químico errado, a assertiva é falsa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo