Sobre o povoamento do território goiano no século XX, é INCO...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
1. Tema central da questão
Esta questão exige conhecimento sobre o povoamento e ocupação do território goiano no século XX, abordando fatores econômicos, sociais e infraestruturais que impulsionaram a migração, o surgimento de cidades e o desenvolvimento regional em Goiás. Saber identificar eventos históricos e suas consequências é essencial em provas dessa área.
2. Resumo teórico
No século XX, o povoamento de Goiás foi marcado pelo avanço de frentes pioneiras agrícolas, pela expansão das ferrovias e pela construção de grandes obras como Brasília e a rodovia Belém-Brasília. O sul do Estado se destacou com a chegada da Estrada de Ferro, enquanto a construção de Brasília atraiu levas migratórias, especialmente para regiões próximas do Distrito Federal. O norte goiano também se transformou com novas cidades surgindo ao longo da rodovia Belém-Brasília. (Fontes: IBGE; "História de Goiás" - Vasco de Castro)
3. Justificativa da alternativa correta
A alternativa A está INCORRETA porque a ocupação do chamado "Mato Grosso Goiano" (antiga referência à região centro-norte do estado) não foi estimulada pela descoberta de ouro em Bela Vista de Goiás. O ciclo do ouro em Goiás foi típico do século XVIII, e Bela Vista de Goiás nunca teve destaque como polo aurífero nesse contexto. O povoamento do século XX esteve mais ligado à agricultura, à pecuária e à infraestrutura, e não à mineração em Bela Vista.
4. Análise das alternativas incorretas
B: Correta. A estrada de ferro, especialmente a Estrada de Ferro Goiás, foi essencial para o sul de Goiás, impulsionando fluxos migratórios e novos núcleos urbanos.
C: Correta. A construção de Brasília, a partir de 1956, intensificou o fluxo migratório para Goiás, principalmente para áreas próximas à nova capital.
D: Correta. A rodovia Belém-Brasília, inaugurada em 1960, favoreceu o surgimento de diversas cidades no norte goiano, como Porangatu e Uruaçu, sendo fator fundamental para a ocupação da região.
5. Estratégia de interpretação
Fique atento ao comando da questão – “INCORRETO” – pois é uma pegadinha comum. Verifique datas, fatos históricos e associações feitas no enunciado: se algo parecer fora de contexto temporal (como ouro em Bela Vista no século XX), desconfie.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não existem veios auríferos na cidade de Bela de Vista de Goiás.
A migração devido a corrida pelo ouro foi no século XVIII e não no século XX
O erro da letra "a" está no nome da cidade. Não é Bela Vista de Goiás, e sim Vila Boa de Goiás. Mais tarde, Vila Boa de Goiás se tornaria a Cidade de Goiás, que foi a capital do Estado por 200 anos, até a construção de Goiânia na década de 1930.
"Com a morte de Bartolomeu Bueno (tanto a data quanto os motivos da morte do bandeirante são imprecisos), seu filho Bartolomeu Bueno da Silva tentou refazer a expedição de seu pai cerca de 40 anos depois, em 1722. O Anhanguera, como ficou conhecido Bartolomeu Bueno da Silva, conseguiu encontrar e explorar ouro nas margens do Rio Vermelho em 1725. Primeiramente fundou o povoado da Barra e depois o Arraial de Sant’Anna, com a grande quantidade de ouro que foi extraído das minas, o Arraial, por sua importância econômica para a Coroa Portuguesa, foi elevado à categoria de Vila, e em meados de 1750 foi denominado de Vila Boa de Goiás." Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/historia-goias.htm
O ouro já estava em profunda decadência desde o fim do século XVIII, sendo o último grande achado em Anicuns.
Bela Vista de Goiás é um pequeno Município localizado no centro de Goiás, perto de Senador Canedo e Goiânia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo