A ordem política que vigorou, em Goiás, nos 20 anos após as ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1646135 História e Geografia de Estados e Municípios
A ordem política que vigorou, em Goiás, nos 20 anos após as eleições diretas de 1982, demonstra um certo conservadorismo do eleitor, uma vez que o partido governista foi derrotado, para o cargo de governador, na eleição de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - 1998

1. Tema central
A questão aborda a dinâmica política do Estado de Goiás nas duas décadas após as eleições diretas de 1982, buscando identificar o momento em que ocorreu uma mudança significativa com a derrota do partido governista ao cargo de governador. É necessário conhecer a história recente da política goiana, principalmente as alternâncias de poder no executivo estadual.

2. Resumo teórico
Após o fim do regime militar, as primeiras eleições diretas para governador aconteceram em 1982. Em Goiás, o PDS (Partido Democrático Social, herdeiro da ARENA governista) venceu em 1982, sendo sucedido por partidos de seu espectro ou aliados. A permanência de grupos conservadores ou de situação é uma característica marcante até 1998, quando houve efetiva mudança: Marconi Perillo (PSDB) venceu, derrotando o partido ligado ao então governador.

3. Fonte relevante
Dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmam a vitória de Marconi Perillo em 1998, rompendo com anos de hegemonia do grupo ligado a Iris Rezende e ao PMDB.

4. Justificativa da alternativa correta
Em 1998, o então governador Iris Rezende (PMDB) apoiava seu sucessor, Maguito Vilela (também PMDB). Porém, Marconi Perillo (PSDB) surpreendeu e venceu as eleições, marcando a primeira grande derrota do partido/governo que dominava Goiás desde 1982. Este momento simboliza o “conservadorismo” do eleitor até então e a ruptura dessa lógica no pleito de 1998.

5. Análise das alternativas incorretas
B - 1994: Nessa eleição, Maguito Vilela (PMDB) venceu, continuando o domínio do grupo governista.
C - 1986: Iris Rezende foi eleito governador pelo PMDB, também mantendo o círculo de poder.
D - 1990: Iris Rezende novamente vence, reforçando o domínio do grupo governista.
Em todas, o partido da situação permaneceu no poder, sem alternância relevante.

6. Estratégias de interpretação
Fique atento a termos como “derrotado” e “partido governista” – busque identificar o momento de ruptura no histórico eleitoral. Conheça a linha do tempo dos governadores e seus partidos. Cuidado para não confundir domínio político com alternância de lideranças dentro do mesmo grupo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em 1998, Iris Rezende candidatou-se a governador goiano, quando foi derrotado por 

Iris Rezende perdeu para o Marcone nas eleições de 1998.

Esclarecendo a questão:

A questão se refere ao PMDB (atual MDB) que ficou no poder desde 1983 até 1998 no estado de Goiás. Então nas eleições que ocorreram no final de 1998 o PSDB derrotou esse partido governista com o governador eleito na época, Marconi Perillo, que tomou posse dia 1º de Janeiro de 1999. Porém tenho uma ressalva sobre a questão. Se fizerem um breve cálculo sobre a data inicial e final da permanência do partido PMDB no governo goiano, perceberá que não durou 20 anos conforme a questão afirma e sim 16 anos. Sobretudo, a questão indaga sobre a data na qual o partido governista foi derrotado, sendo assim é correto o que se afirma na alternativa A.

Em memórias do Iris Rezende

Iris vive para sempre nos corações de cada goiâno e na história de cada trecho desta bela cidade. Foi derrotado por Marconi Perillo, em 1998.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo